POSITIVAMENTE IMPRESSIONADO

Ministro relator do TCU elogia ações de governança e gestão implantadas na UFC

Por Marcelo - Em 8 de outubro de 2021

O ministro Augusto Nardes, relator do TCU para as universidades federais, junto com uma comitiva do Tribunal de Contas da União, realizou uma visita técnica à Universidade Federal do Ceará, nesta quinta-feira (7), e disse estar impressionado com o que viu. O vice-reitor no exercício da Reitoria, professor José Glauco Lobo Filho, lamentou a ausência do reitor Cândido Albuquerque, que está em missão à Espanha, junto com representantes do Governo do Ceará, realizando intercâmbio de experiências sobre tecnologias para produção de Hidrogênio Verde.

Glauco Lobo apresentou o que qualifica como “contribuição de excelência” da UFC à sociedade, um compilado das principais atividades e conquistas recentes da universidade, passando por temas como abrangência geográfica; dimensão quantitativa da comunidade acadêmica, indicadores de ensino, pesquisa e extensão; atuação da UFC durante a pandemia de Covid-19 e uma breve prestação de contas com relação à conclusão de obras paradas/inacabadas.

Comitiva do TCU conheceu as ações de governança e gestão da UFC                Foto: Divulgação

Já o professor Cláudio Marques falou do trabalho realizado pela Secretaria de Governança da UFC, da qual é titular, envolvendo uma série de mecanismos de controle interno. “Agradeço à gestão, que tem dedicado esforços ao fortalecimento da política de governança aqui na UFC. Há uma política em curso de descentralização administrativa da gestão, com uma customização dos fatores de governança, integridade e gestão de risco pelas unidades. A Prograd implementou processos 100% digitais, que demandaram à universidade novas ferramentas de controle pela administração, tornando os processos seguros e eficientes”, explicou.

Acrescentou, ainda, que a SecGov está em fase de aderência à plataforma de Business Intelligence Painéis UFC, onde compartilhará em tempo real os principais indicadores da área. “A UFC foi uma das instituições que mais colaboraram com o levantamento do Perfil Integrado de Governança Organizacional e Gestão Pública (IGG) do TCU, com 19 de suas unidades participando da terceira edição. Como resultado, a universidade implementou 63 ações de melhoria vinculadas a esse levantamento”, afirmou Cláudio Marques.

Augusto Nardes destacou seu sentimento após a série de falas institucionais, dizendo-se positivamente impressionado. “Escolhi o Ceará como o primeiro lugar para visitar por já ter a informação de que a UFC tinha uma cultura de boas práticas de governança e gestão. Espero encontrar esse tipo de ambiente nas demais universidades brasileiras”, disse o ministro relator do TCU, fazendo menção especial à postura enérgica e de economicidade do professor Almir Bittencourt na condução dos recursos financeiros da UFC.

Assista ao vídeo:

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection