Gestão litorânea
Na Alece, Guilherme Bismarck defende medidas contra erosão costeira
Por Julia Fernandes Fraga - Em 29/09/2025 às 1:44 PM

Deputado Guilherme Bismarck falou sobre gestão costeira. Foto: José Leomar/Alece
O deputado estadual Guilherme Bismarck (PSB), em pronunciamento recente na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), chamou a atenção para a necessidade de ações e políticas públicas que possam conter os impactos do avanço do mar no litoral cearense.
Segundo o parlamentar, os efeitos do aquecimento global têm intensificado as marés, que vêm invadindo áreas urbanizadas, o que exige medidas urgentes. “Diversos municípios com área costeira enfrentam problemas ligados ao avanço do mar. Das ações mais efetivas estão a construção de roncadores e obras de drenagem na água”, pontuou.
Bismarck ressaltou ainda que, além do avanço do mar, a urbanização desordenada nos municípios costeiros demanda investimentos em obras estruturantes. “Espigões, barragens e o fortalecimento de medidas de preservação ambiental nos municípios, como Canoa Quebrada, são ações necessárias”, afirmou.
O deputado destacou também que, em 2024, o Governo do Estado implementou os Planos de Ações de Contingência para Processos de Erosão Costeira (PCEC), que buscam enfrentar os efeitos da erosão, sendo “essencial ampliar a discussão e assegurar soluções duradouras”.
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























