abuso do poder

O Corregedor-geral do TSE investiga denúncias contra Bolsonaro e aliados

Por anamaria - Em 14/12/2022 às 11:26 PM

Ministro Benedito Gonçalves

Benedito Gonçalves do TSE investiga denúncias contra Bolsonaro e aliados

O corregedor-geral eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Benedito Gonçalves, decidiu abrir apurações sobre o envolvimento do presidente Jair Bolsonaro (PL), do ex-ministro Walter Braga Netto e aliados por crimes eleitorais que configurariam abuso do poder político e econômico e por declarações contra o resultado das eleições.

Segundo a ação, o pedido “diz respeito a reiterados atos atentatórios dos investigados contra o sistema eleitoral brasileiro, a visarem a abalar a normalidade e higidez do pleito, para, assim, deslegitimar o sufrágio eleitoral democrático e seguro, incutindo nos eleitores o sentimento de insegurança e descrença no sistema eleitoral e, por consequência, atentando contra a existência do próprio Estado Democrático de Direito”.

Uma outra ação alega a concessão ilegal de benefícios financeiros decorrentes de diversos atos de Bolsonaro, durante o período eleitoral, se utilizando da máquina pública para acelerar programas sociais, “com o claro intuito de angariar votos e, portanto, influenciar na escolha dos eleitores brasileiros, de modo a ferir a lisura do pleito”. Já a outra ação, pede a investigação sobre possíveis crimes eleitorais de grupo de aliados de Bolsonaro com a intenção de deslegitimar o processo eleitoral.

Dentre as irregularidades pontuadas em um documento está: erros na inclusão de beneficiários do Bolsa Família entre 2019 e 2022, vantagens aos concursados da Polícia Federal e da Polícia Federal, antecipação dos repasses do Auxílio Brasil e do Auxílio-Gás durante o segundo turno, dentre outros.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder