Corrida presidencial
Pesquisa aponta Tarcísio como favorito da direita, mas governador diz que ficará em SP
Por Julia Fernandes Fraga - Em 18/09/2025 às 12:50 AM

Tarcísio de Freitas direciona discurso para reeleição ao governo estadual. Foto: João Valério/Governo de SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nessa quarta-feira (17) que não pretende disputar a eleição presidencial de 2026. Durante coletiva em Araçatuba, no interior paulista, ele foi direto ao ponto: “Eu pretendo concorrer à reeleição”.
A declaração, que reforça, por ora, a ideia de continuidade de seu governo, é a primeira manifestação pública de Tarcísio sobre o tema após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), no caso da trama golpista.
Lula lidera pesquisas e tem aprovação de 50,8%, aponta AtlasIntel
Impacto na direita e no bolsonarismo
Tarcísio de Freitas é visto como o principal nome do campo bolsonarista para 2026, e pesquisas apontam que ele seria o favorito para herdar o eleitorado do ex-presidente. Segundo levantamento AtlasIntel/Bloomberg divulgado nessa quarta-feira, 46,3% dos eleitores de Bolsonaro defendem que ele seja o candidato à Presidência caso o ex-mandatário siga inelegível – situação confirmada pelo TSE até 2030 e reforçada pela recente condenação no STF.
Com Tarcísio fora do páreo nacional, de fato, o bolsonarismo deve buscar alternativas. Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aparece como segunda opção, com 25% das preferências, seguido de Michelle Bolsonaro (PL), citada por 21,5% dos entrevistados.
Mais notícias
Conexão Criativa



























