REDUÇÃO DE DIFERENÇA

Pesquisa Datafolha mostra Lula com 48% e Bolsonaro com 44% dos votos totais

Por Marcelo - Em 14/10/2022 às 6:47 PM

A nova pesquisa do DataFolha com relação ao segundo turno das eleições presidenciais do próximo dia 30, divulgada nesta sexta-feira (14), revelou uma redução da diferença entre os candidatos à corrida pelo Palácio do Planalto. De acordo com o último levantamento, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está com 48% das intenções totais de voto, frente a 44% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Lula segue à frente de Bolsonaro, mas diferença entre eles recuou                    Foto: Divulgação

Ainda de acordo com a pesquisa, 5% se mostraram propensos a votar em branco ou nulo e o percentual de indecisos caiu para 1%. Já no levantamento anterior realizado pelo instituto de pesquisa, veiculada no último dia 7, Lula estava à frente com 49%, enquanto Bolsonaro registrou os mesmos 44%.

Já quando a questão refere-se apenas aos votos válidos – quando são descartados os votos em branco e os nulos -, o petista teve 53% e o atual presidente 47%. De acordo com o resultado final da eleição no primeiro turno, divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula ficou com 48,4% dos votos válidos, contra 43,2% de Bolsonaro.

A pesquisa foi contratada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo e ouviu 2.898 eleitores nos dias 13 e 14 deste mês. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais. O estudo foi registrado junto à Justiça Eleitoral sob o código BR-01682/2022.

Ipespe

Já a pesquisa realizada pelo Ipespe e divulgada hoje, demonstra que Lula está com 49% das intenções de votos totais para o segundo turno, e Bolsonaro com 43%. O resultado revela, ainda, que votos em branco, nulos ou quem não votará em nenhum deles são 4%, mesmo percentual de que não sabe ou não respondeu ao levantamento.

Quando os números referem-se apenas aos votos válidos, segundo o Ipespe, Lula venceria com 53%, enquanto Bolsonaro ficaria com 47%. A pesquisa do Ipespe foi feita entre 10 e 12 deste mês, ouvindo dois mil eleitores por telefone. Com índice de confiança de 95,5% a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-07942/2022.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder