noite solene

Pompeu Vasconcelos é empossado membro honorário da Academia Cearense de Direito

Por Marlyana Lima - Em 30/09/2025 às 12:42 AM

Whatsapp Image 2025 09 29 At 21.09.38

Acelino Pontes, Roberto Victor Lima e Pompeu Vasconcelos durante a solenidade de posse na Academia Cearense de Direito – Fotos: Aldaila Bongiovi

Sob a aura solene que marca os encontros da cultura jurídica cearense, a Academia Cearense de Direito (Aced) realizou nesta segunda-feira (29), no Auditório Unifanor Dunas, a cerimônia de posse de seus mais novos membros honorários. O ato, conduzido pelo presidente Roberto Victor Pereira Ribeiro, celebrou a trajetória de três personalidades de destaque: o comodoro do Iate Clube de Fortaleza e CEO do Grupo IN, Pompeu Vasconcelos; o desembargador Antônio Parente, e o jurista Paulo Henrique Portela. A cerimônia contou também com a saudação do acadêmico Acelino Pontes, que enalteceu a trajetória dos homenageados.

Whatsapp Image 2025 09 29 At 21.09.38 (1)

Desembargador Antônio Parente, Roberto Victor Lima presidente da Aced e Pompeu Vasconcelos CEO do Grupo IN

O presidente Roberto Victor ressaltou a relevância dos novos acadêmicos para o fortalecimento da entidade. “Desembargador Parente como um grande farol a brilhar na justiça laboral, integrando o TRT 7ª Região; o Comodoro e Empresário Pompeu Vasconcelos sinônimo de elegância, fidalguia e competência; e o Jurista e Professor Paulo Portela considerado uma das maiores referências em Direito Internacional no Brasil. A Academia Cearense de Direito ganha muito em ter esses três notáveis homens públicos”, completou.

Whatsapp Image 2025 09 29 At 21.09.37

Pompeu Vasconcelos foi empossado membro honorário da Academia Cearense de Direito

Em seu discurso, Pompeu Vasconcelos falou sobre o significado da homenagem. “É com profunda emoção que subo a esta tribuna, para agradecer à Academia Cearense de Direito por me conceder a honra de integrar seus quadros de acadêmico honorário. Recebo esta distinção não apenas como um reconhecimento pessoal, mas sobretudo como uma convocação para servir ainda mais à sociedade, por meio da valorização do conhecimento, da ética e da justiça”, afirmou.

Pompeu fez questão de saudar os companheiros de posse, destacando a trajetória do desembargador Antônio Parente e do professor Paulo Henrique Portela: “Sinto-me ainda mais honrado por estar aqui ao lado de dois nomes de grande relevância: o desembargador Parente, cuja trajetória na magistratura trabalhista é exemplo de dedicação, humanidade e compromisso com a dignidade da pessoa humana; e o professor Paulo Portela, uma das maiores referências nacionais em direito internacional.”

Ao receber a honraria, reforçou: “Olhando para as novas gerações, que ingressam nesta Academia e que começam a trilhar os caminhos do direito, renovo minha esperança. É para elas que precisamos abrir espaço, oferecer oportunidades e inspirar pelo exemplo. O futuro do direito e da sociedade repousa sobre os ombros desses jovens que, com energia e idealismo, nos lembrarão sempre de que o conhecimento deve estar a serviço do bem comum”.

Encerrando, evocou Rui Barbosa para traduzir o espírito da solenidade: “A pátria não é ninguém: são todos. E cada qual tem no seio dela o mesmo direito à ideia, à palavra, à ação. Que possamos, cada um de nós, assumir esse dever de participar, de contribuir e de transformar”.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder