No TRT-CE
Prefeito Evandro Leitão e autoridades recebem Medalha da Ordem Alencarina
Por Julia Fernandes Fraga - Em 11/10/2025 às 12:10 AM

Ministros do TRT-7 se reuniram para entregar a Medalha da Ordem Alencarina. Fotos: Reprodução/Instagram
O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-7) entregou, nesta sexta-feira (10), a Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho a 42 personalidades. A cerimônia foi realizada na sede do Tribunal, em Fortaleza, e contou com a presença de autoridades dos Três Poderes, convidados, amigos e familiares dos homenageados.
A honraria, concedida a cada dois anos, reconhece pessoas que se destacaram em diversas áreas do Direito ou que prestaram relevantes serviços à sociedade.
A presidente do TRT-CE, desembargadora Fernanda Uchôa, afirmou ser “um grande prazer receber pessoas tão ilustres no Tribunal para conceder a comenda da Ordem Alencarina”. “É uma forma de prestar uma homenagem e fazer essa distinção tão especial para essas personalidades, para que elas saibam da importância que elas têm para a Justiça do Trabalho”, completou.
Dentre os mais de 40 condecorados, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alexandre Agra Belmonte, agradeceu à Justiça do Trabalho do Ceará e definiu que “receber a Ordem Alencarina é uma homenagem a ser guardada por toda a vida. Ainda mais recebendo essa honraria junto com tantas outras pessoas que se notabilizaram em suas áreas de atuação”.
O desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), também foi agraciado e se disse “emocionado e honrado”. “O reconhecimento que recebo com essa honraria é um reconhecimento à instituição da qual faço parte, e que momentaneamente estou na presidência” e acrescentou “uma feliz coincidência”: Vieira foi aluno da atual presidente do TRT-7.

O prefeito de Fortaleza foi agraciado com a medalha de Grande-Oficial
No âmbito político, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), também recebeu a comenda e expressou seu agradecimento saudando o Tribunal. “Viva o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará!”, publicou ele pelas redes sociais.
Agraciados
A lista de 42 homenageados se divide entre cinco níveis e inclui os destaques:
Grã-Cruz
Heráclito Vieira de Sousa Neto – Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará
Grande-Oficial
André Peixoto Figueiredo Lima – Deputado Federal (CE)
Francisco Danilo Bastos Forte – Deputado Federal (CE)
Domingos Gomes de Aguiar Neto – Deputado Federal (CE)
Fernanda Eneida Pessoa Caracas de Souza – Deputada Federal (CE)
Evandro Sá Barreto Leitão – Prefeito de Fortaleza
Comendador
Eliane Libânio Brasil de Matos – Superintendente Estadual do Banco do Nordeste do Brasil
Antônio José de Freitas Mello – Diretor da CDL
Eduardo Pragmácio de Lavor Telles Filho – Advogado
Sobre a Medalha
Instituída em 1993, a Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho é concedida a personalidades que se destacam em qualquer ramo do Direito ou por serviços relevantes prestados à Justiça do Trabalho, à Cultura, à Ciência ou à Sociedade. Servidores públicos também podem ser agraciados por mérito funcional.
A honraria é dividida nos graus Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. A presidente do TRT-CE, desembargadora Fernanda Uchôa, é a Grã-Mestra da Ordem.
Mais notícias
Praia paulistana




























