CITY DATA ALLIANCE

Prefeitura de Fortaleza debate gestão de limpeza urbana para a capital cearense

Por Marcelo - Em 01/11/2022 às 9:28 PM

O prefeito José Sarto anunciou nesta terça-feira (1), o desenvolvimento de uma nova estratégia de gestão de limpeza urbana para Fortaleza, durante uma reunião com representantes de diversas secretarias e dos coaches da organização filantrópica norte-americana Bloomberg Philanthropies. A entidade contempla a capital cearense com consultoria para o desenvolvimento deste e de outros projetos de estratégia de dados dentro de seu Programa City Data Alliance.

Sarto e Élcio estiveram à frente do debate com a equipe da Bloomberg            Foto: Divulgação

“A questão dos resíduos sólidos é uma pauta que afeta a toda grande cidade e a gente precisa alcançar a excelência em gestão dos resíduos sólidos. Já temos discutido com a sociedade sobre limpeza urbana, resíduos sólidos e queremos avançar para oferecer à população uma cidade cada vez mais bonita e sustentável“, afirmou Sarto, ao lado de seu vice, Élcio Batista, superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor).

“Quero agradecer desde já a participação ativa de todo o secretariado envolvido, ao prefeito Sarto, por apostar na política de dados para toda a cidade, colaborando igualmente para a construção dos planos setoriais de dados abertos que servirão de base pública, ainda mais informativa, aos residentes de Fortaleza”, ressaltou Élcio Batista.

Por meio do programa City Data Alliance, os gestores municipais têm contado desde o início do semestre com a assistência técnica dos especialistas da Bloomberg Philanthropies para desenvolver a estratégia de dados de Fortaleza. “Desde julho, a gente vem trabalhando juntos para montar um plano de ação que não só pense a estratégia de dados da cidade como um movimento de investimento, mas também que pense isso como resultado rápido e de curtíssimo prazo, que foi o que conversamos hoje para a prioridade de resíduos sólidos”, afirma Rodrigo Assis, consultor da entidade norte-americana.

E ressaltou que a capital cearense tem correspondido às expectativas dos responsáveis pelo programa. “Fortaleza, hoje, dentro dos objetivos do programa, é uma das cidades da América Latina que vem se destacando e que tem práticas de dados que a gente pode avaliar que são extremamente positivas e que vão conseguir gerar um ganho super efetivo para a cidade”.

De acordo com Elisângela Teixeira, diretora do Observatório de Fortaleza, do Iplanfor, até o final do ano a capital deverá contar com resultados de impacto do projeto. “A ideia é que a gente possa ter um painel analítico com dados provenientes de diferentes secretarias, que podem trazer mais informação e agilidade para atingirmos essa excelência”, explica.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder