DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Prefeitura de Fortaleza e Sebrae ampliam sua rede de apoio aos empreendedores

Por Marcelo - Em 23 de maio de 2022

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), e o Sebrae Ceará celebraram nesta segunda-feira (23), um acordo de cooperação voltado para a implantação de uma rede integrada de atendimento aos empreendedores da capital cearense, com a abertura de dez novas Salas do Empreendedor.

As unidades estarão distribuídas nos bairros Vila Velha, Serviluz, Titanzinho, Pirambu, Messejana, Mondubim (Parque Santana), José Walter, Planalto Ayrton Senna, Jangurussu, Conjunto Ceará e Parangaba. Já existe uma no Bom Jardim, que será adaptada ao atendimento em conjunto com o Sebrae Ceará. Também serão instaladas na Coordenadoria da Participação Social, no Centro de Cidadania e Direitos Humanos do Conjunto Ceará (CCDH), no Mercado Central e no Mercado São Sebastião.

Erick Vasconcelos, Rodrigo Nogueira, José Sarto, Joaquim Cartaxo, Alci Porto e Airton Gonçalves assinaram o convênio

“Ao colocar as Salas do Empreendedor nesses bairros, vamos auxiliar e capacitar a população, estimulando pequenos negócios e a economia local. Assim, damos mais um passo para seguir em Fortaleza como a liderança do PIB entre as capitais nordestinas. Essa parceria com o Sebrae é muito importante pois a cooperação irá estimular mais ainda o empreendedorismo na nossa cidade”, destacou Sarto.

Por meio do acordo, os empreendedores terão acesso, no mesmo local, aos serviços da SDE e do Sebrae Ceará, como formalização do Microempreendedor Individual (MEI), consulta prévia do grau de risco, cadastro físico para formalização, declaração anual do Simples Nacional e programas de acesso ao crédito, entre outros.

E a capacitação é de grande importância para a Capital. “Além disso, os empreendedores poderão se cadastrar para cursos de qualificação da SDE, tirar dúvidas, e é uma oportunidade que eles terão para se capacitar e estimular um maior desenvolvimento para Fortaleza. Estamos muito satisfeitos com a parceria”, explicou o titular da SDE, Rodrigo Nogueira. O atendimento e orientação aos empreendedores será feito por agentes de desenvolvimento municipal capacitados pelo Sebrae.

Conforme o superintendente da entidade, o acompanhamento será feito de perto para que possam ser consolidados os avanços econômicos. “A Prefeitura de Fortaleza tem a compreensão da importância dos pequenos negócios para a economia do município, tendo incorporado não apenas essa parceria, mas vários outros projetos com o Sebrae, como o Jovens Empreendedores, para os alunos do ensino fundamental, e o Fortaleza Capacita, que qualifica a gestão de negócios em diversas áreas”, disse Joaquim Cartaxo. Também participaram do evento os diretores do Sebrae Ceará Alci Porto e Airton Gonçalves Júnior.

Premiação

Na última quinta-feira (19), o Sebrae Ceará realizou a entrega do Prêmio Prefeito Empreendedor, no Teatro do Shopping RioMar Fortaleza, homenageando na ocasião os 50 gestores cearenses que tiveram projetos de destaque na questão do desenvolvimento econômico e do empreendedorismo. O evento reuniu mais de 1.200 pessoas.

Sebrae Ceará premiou os 50 prefeitos empreendedores do Estado em evento no Teatro do Shopping RioMar Fortaleza

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection