CAPACITAÇÃO E MICROCRÉDITO

Prefeitura de Fortaleza estimula a veia empreendedora com o ‘Nossas Guerreira

Por Marcelo - Em 29/07/2022 às 5:53 PM

“Com o programa, eu pude recomeçar e voltar a sonhar”, é o que contou a esteticista Adriana Felix Cavalcante, milésima beneficiária do programa ‘Nossas Guerreiras’, que oferece capacitação e microcrédito direcionado para mulheres chefes de família. Adriana, que ficou sem seu salão de beleza durante a pandemia, reinicia seus negócios e atendimentos com a ajuda da Prefeitura de Fortaleza.

José Sarto visitou a estiticista Adriana Felix em seu local de trabalho            Foto: Divulgação

“O ‘Nossas Guerreiras’ não é apenas um programa de crédito, ele é um crédito qualificado, que proporciona capacitação, melhoria na autoestima do beneficiário e faz a economia da capital cearense circular. É crédito para quem precisa, oferecido para mulheres chefes de família que, por conta da pandemia, foram mais prejudicadas que outras classes”, explicou o prefeito José Sarto, que visitou Adriana nesta sexta-feira (29).

A beneficiária conheceu o ‘Nossas Guerreiras’ ao visitar a unidade móvel da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), que estava atendendo no bairro Sapiranga. “Eu estava sem nada, bem descrente mesmo. Mesmo assim, quando soube do programa, decidi me inscrever e fazer os cursos. Isso fez tudo mudar, fez dar certo”, comentou Adriana.

Além do crédito, a prefeitura de Fortaleza e a SDE capacitam as beneficiárias do ‘Nossas Guerreiras’ com o curso Elaboração de Proposta de Negócios, que é gratuito e tem duração de 8 horas/aula, realizado em formato online ou presencial.

“A Adriana é a milésima beneficiária, mas o programa continua. Até ontem, já tínhamos oferecido crédito a 1.497 mulheres. São mais de R$ 4 milhões já investidos e, com muito orgulho, observamos o retorno. Nós vemos aqui a alegria da Adriana e como isso mudou a vida dela”, destacou o secretário Rodrigo Nogueira, titular da SDE.

O programa ‘Nossas Guerreiras’ tem por objetivo fornecer crédito de até R$ 3 mil para 17 mil mulheres de baixa renda, maiores de 18 anos, prioritariamente chefes de família e que desejem empreender. O cadastro deve ser feito pelo portal Fortaleza Capacita.

Para participar do ‘Nossas Guerreiras’ é preciso ser hipossuficiente em renda e não ter sido beneficiada com recursos em edições de programas ou projetos similares da Prefeitura. Além disso, o empreendimento deve estar localizado em Fortaleza, preferencialmente, em bairros de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-b).

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder