ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO

Prefeitura de Fortaleza inicia retomada escalonada das aulas presenciais na rede

Por Marcelo - Em 8 de setembro de 2021

O prefeito José Sarto acompanhou nesta quarta-feira (8), a retomada das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino, com visita à Escola Municipal Hilza Diogo Cals, no Novo Mondubim. A secretária da Educação, Dalila Saldanha, também participou da agenda. Durante a visita, o prefeito desejou boas vindas a toda a comunidade escolar e enfatizou as estratégias do Município para garantir o sucesso da retomada das atividades presenciais.

Sarto acompanhou a retomada das aulas presenciais na rede municipal          Foto: Divulgação

“Todos os nossos equipamentos passaram por readequação, melhoramos a ventilação, adaptamos bebedouros, estamos mantendo distanciamento entre as cadeiras. A Prefeitura fez um esforço fenomenal para entregar 21.500 tablets para nossos alunos e temos 28.500 em processo de compra, totalizando 50 mil tablets. Distribuímos chips para toda a rede municipal, a fim de que os estudantes acompanhem o conteúdo pedagógico. Além do kit escolar, vamos manter a entrega do kit alimentação. E há outra ação fundamental, que são os agentes escolares. A Prefeitura contratou 1.300 agentes para fazer a busca ativa dos alunos”, ressaltou o prefeito.

A partir de agora, o retorno presencial das unidades escolares de Fortaleza acontecerá de forma gradual e escalonada, conforme o plano de retomada preparado pela equipe da Secretaria Municipal da Educação (SME), a partir da escuta dos professores, através do Sindiute, juntamente com os gestores.

De acordo com o plano, nesta primeira etapa iniciada hoje serão contempladas as turmas do Infantil III, IV, V e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental (33,2% dos alunos matriculados); na segunda etapa (13/09), serão incluídos os alunos do Infantil I e II e 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental (totalizando 61,3% dos estudantes da Rede); e na última etapa (20/09), os estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º anos e da Educação de Jovens e Adultos (100% dos alunos da Rede Municipal).

Ao final de setembro, todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental já devem ter retornado às aulas presenciais, mas com rodízio semanal – aulas presenciais numa semana, com grupos que representam 50% do quantitativo da turma, e na posterior com a realização de atividades domiciliares.

Além do apoio das unidades escolares e famílias, para a realização das atividades os alunos contarão com o suporte dos chips e tablets, além dos livros didáticos e materiais pedagógicos, entregues pela Prefeitura. A SME já entregou 242 mil chips, com recarga mensal de 20 GB, com pacote de dados para todos os estudantes matriculados na rede municipal e para os profissionais envolvidos nas ações de ensino e combate à evasão escolar.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection