PLANEJAMENTO E EMPREENDEDORISMO

Prefeitura de Fortaleza lança edital Cria Juventude de apoio a projetos inovadores

Por Marcelo - Em 15 de setembro de 2021

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude, lançou, nesta quarta-feira (15), o programa Cria Juventude, edital de seleção para projetos criativos e inovadores. A iniciativa, apresentada pelo prefeito José Sarto, vai selecionar 25 propostas que receberão um apoio financeiro no valor de R$ 7.300,00. As inscrições estão abertas de 16 de setembro a 1º de outubro.

“Essa é uma área econômica fortíssima. Vamos capacitar jovens que tenham ideias inovadoras e sejam capazes de transformar realidades por meio das diversas áreas da economia criativa. É, também, uma política transversal que engloba juventude, planejamento e empreendedorismo. Fortaleza é vanguardista nessa área”, disse Sarto.

Élcio Batista e José Sarto destacaram a importância do Cria Juventude             Foto: Divulgação

Podem participar jovens residentes em Fortaleza, com idade entre 18 e 29 anos, de forma individual ou coletiva; e organizações de juventude comprovadamente residentes e atuantes na Capital. Além disso, conforme o coordenador de juventude, Davi Gomes, o edital é simples e contempla perguntas sobre o projeto para conhecer a ideia que o jovem deseja desenvolver. Depois, haverá um processo de seleção e, após o resultado, mentorias.

As propostas deverão abranger uma das seguintes áreas: acessibilidade, mobilidade, meio ambiente, sustentabilidade, segurança, intervenções urbanas, ciência, tecnologia, esportes, infância, alimentação, saúde, inclusão social, arte, cultura, patrimônio cultural material e imaterial, dentre outras, desde que sempre em diálogo com a economia criativa.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no portal de Seleções da Juventude https://selecaojuventude.fortaleza.ce.gov.br/, até 1º de outubro. As capacitações ficarão a cargo da Fejece, que já trabalha em parceria com a Rede Cuca e oferece mentorias a empresas formadas por estudantes universitários.

O programa também será fortalecido com o Projeto Fortaleza Cidade Criativa do Design da Unesco, cuja chancela é coordenada pelo vice-prefeito Élcio Batista. “É muito importante a gente fomentar a linguagem do design, bastante presente na economia criativa de Fortaleza. O edital Cria Juventude é uma das ações do caderno de compromissos da Prefeitura com a Unesco, que devem ser implantadas até 2024”, lembrou Élcio.

Veja o vídeo:

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection