PANDEMIA

Prefeitura de Fortaleza lança sistema de atendimento em domicílio para Covid-19

Por Marcelo - Em 15/06/2020 às 7:58 PM

O prefeito Roberto Cláudio lançou nesta segunda-feira (15), o sistema “Atende em Casa – Covid-19″, mais uma ferramenta da Prefeitura de Fortaleza que pretende levar um atendimento diferenciado a pessoas com casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus.

Roberto Cláudio realizou o lançamento da nova plataforma                           Foto: Divulgação

Com essa nova tecnologia será permitido que, por meio de videochamada, profissionais da saúde (médicos e enfermeiros) atendam pacientes com síndromes gripais sugestivas da Covid-19, orientem de forma adequada sobre cuidados clínicos ou encaminhem para uma unidade de saúde em caso de necessidade.

“Teremos, em média, 50 profissionais por turno, atendendo no mesmo horário dos postos, de sete da manhã às sete da noite. Boa parte desses profissionais são da atenção primária, o que vai facilitar a primeira conversa. A diferença desta plataforma é que ela permite a comunicação em tempo real, atendimento em formato de videoconferência. Isso permite precisão na hora de avaliar e orientar o paciente”, destacou Roberto Cláudio.

Segundo a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Joana Maciel, a nova ferramenta chega em um momento importante, que é a observação da Fase 1 do Plano de Retomada da Economia. Após acompanhamento da Fase de Transição, observou-se a queda na demanda por atendimento e diminuição de casos e óbitos.

“Estamos em um momento de queda, mas também de observação. É importante lembrar que ainda estamos em isolamento social. Esperamos que a população continue respeitando. O nosso sistema municipal está preparado, temos leitos vagos, poucos atendimentos, mas, se por acaso tivermos pessoas doentes esta semana, temos aí mais uma ferramenta para acompanhar e dar condição de atendimento à população”, disse.

Para ter acesso ao atendimento, exclusivo para pacientes com quadro de síndrome gripal, a pessoa deve acessar do smartphone, tablet ou computador o site http://atendeemcasa.sms.fortaleza.ce.gov.br/ e realizar seu cadastro, informando dados pessoais.

O sistema está disponível, também, no App Mais Saúde Fortaleza (iOS e Android). Após o cadastro, é necessário responder a algumas perguntas sobre estado de saúde e sintomas, etapa primordial para a classificação de risco. Concluída essa etapa, o profissional da saúde fará a videochamada.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder