MERCADO DE TRABALHO

Prefeitura lança Atlas do Capital Humano de Fortaleza em solenidade na FIEC

Por Marcelo - Em 23/03/2022 às 6:46 PM

A Prefeitura de Fortaleza lançou nesta quarta-feira (23), durante concorrida solenidade realizada no Auditório Waldyr Diogo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Atlas do Capital Humano de Fortaleza. A cerimônia de apresentação do projeto contou com a presença do prefeito José Sarto, e do superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e vice-prefeito, Élcio Batista.

José Sarto teve o seu discurso aplaudido por Ricardo Cavalcante                          Foto: Portal IN

A plataforma analítica apresenta um panorama sobre a formação profissional e educacional na cidade. “O Atlas do Capital Humano visa ser um diagnóstico sobre o material humano, sobre os trabalhadores do mercado de trabalho na nossa cidade. Esse diagnóstico ficará disponível por meio de um mapa interativo, aberto a todas e todos que o queiram acessar”, salientou José Sarto.

Produzido em formato de relatório anual e de painel dinâmico e interativo de indicadores, o Atlas é uma plataforma analítica com dados descritivos sobre os profissionais da Capital. Seu objetivo é gerar informações sobre educação básica e profissional de nível médio e superior, além da formação profissional de curta duração, para compreender como a construção e o investimento em capital humano estão relacionados ao desenvolvimento econômico de Fortaleza.

Élcio Batista

Élcio Batista argumentou que o Atlas poderá proporcionar melhorias no desenvolvimento social e econômico da cidade. “Muitas vezes, uma empresa pode sair ou não se estabelecer numa cidade por desconhecer o capital humano que ela oferece. Aqui, estamos oferecendo dados do nosso capital humano para as empresas e, coletaremos informações sobre as dificuldades delas em encontrar esse capital. Isso nos ajudará a melhor formar as pessoas, a fim de que elas não percam oportunidades na nossa cidade”, comentou.

O presidente da FIEC, compartilhou da percepção de que o projeto do Atlas do Capital Humano de Fortaleza trará incrementos econômicos para a cidade. “É um projeto que ajuda as pessoas a compreender onde elas podem conseguir recursos e, para aquelas que já dispõem de recursos, saber onde alocá-los”, destacou Ricardo Cavalcante.

A solenidade de lançamento do Atlas do Capital Humano de Fortaleza contou ainda com palestra da socióloga Neca Setúbal, presidente da Fundação Tide Setúbal, organização focada no trabalho social em periferias urbanas. Para Neca Setúbal, o projeto do Atlas é fundamental para o melhor entendimento das diferentes possibilidades do mercado de trabalho atual.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder