Projeto Vídeo Inspeção

Prefeitura retirou 200 toneladas de resíduos que obstruíam galerias pluviais

Por anamaria - Em 20/12/2022 às 8:37 PM

Projeto Vídeo Inspeção, Da Secretaria Do Urbanismo E Meio Ambiente (seuma). Foto Divulgação.

Projeto Vídeo Inspeção, da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Foto divulgação

Um marco na política ambiental da capital, só este ano de 2022, a Prefeitura retirou 200 toneladas de resíduos que estavam obstruindo as galerias pluviais da cidade. Esse é o balanço do projeto Vídeo Inspeção, da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), por meio do programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), com recursos do Banco Mundial.

Contando com o auxílio tecnológico do Robozinho Pluvi, o trabalho contribui com a proteção dos nossos recursos hídricos com a limpeza da tubulação subterrânea, em que, de acordo com a gestão pública municipal, o projeto prevê percorrer 180 km de galerias pluviais da cidade até o fim de 2024. Até o dia 16 de dezembro, o número exato é de 210 toneladas retiradas, entre pedras, areia e toda sorte de lixo jogado na rua, como papéis, plásticos e até objetos maiores, como colchões, pneus e sofás.

A partir de um ponto de acesso na rua, o Robozinho Pluvi é colocado na entrada de uma galeria pluvial e faz a inspeção da tubulação remotamente. A tecnologia identifica obstruções que estejam interrompendo a passagem da água, assim como possíveis ligações clandestinas de esgoto.

Para a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Luciana Lobo, a iniciativa visa a proteção dos corpos hídricos de Fortaleza. “A Vídeo Inspeção das Galerias Pluviais faz parte de um pacote de ações do Município para a conservação dos nossos recursos naturais. A remoção destes resíduos protege a nossa orla, enquanto também evita futuros alagamentos na nossa cidade”, reforçou a titular.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder