Interesse Comum

Presidentes de Brasil e Turquia discutem paz em Gaza e agenda econômica bilateral

Por Julia Fernandes Fraga - Em 22/01/2026 às 12:10 AM

Lulaerdogan

Conversa telefônica ocorreu nessa quarta, 21. Foto: Ricardo Stuckert/PR 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, nessa quarta-feira (21), com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ocasião na qual trocaram impressões sobre a situação na Faixa de Gaza e os esforços internacionais em defesa da paz na região.

Lula e Erdogan estão entre os chefes de Estado convidados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para integrar o chamado Conselho da Paz, grupo que será responsável por supervisionar o trabalho do comitê encarregado da reconstrução de Gaza. O enclave palestino foi severamente atingido pela ação militar israelense ao longo dos últimos anos, acumulando mais de 68 mil mortos.

Nas últimas semanas, Lula tem mantido diálogo frequente com líderes internacionais para tratar dessa e de outras pautas, entre eles Vladimir Putin (Rússia), Pedro Sánchez (Espanha), Mark Carney (Canadá), Gustavo Petro (Colômbia) e Claudia Sheinbaum (México).

Outros temas

Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Erdogan parabenizou Lula pelas presidências do G20 e da COP30, realizada em novembro passado, em Belém (PA). O líder turco também demonstrou interesse em contar com a experiência brasileira na preparação da COP31, que ocorrerá em novembro, na Turquia, organizada em parceria com a Austrália. 

Os presidentes também trataram da pauta bilateral, destacando a necessidade de ampliar e diversificar o comércio entre Brasil e Turquia, que atingiu US$ 5,5 bilhões em 2025. Ambos concordaram em promover encontros entre representantes do setor privado dos dois países.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder