Cidadão Cearense
Procurador-geral da República Paulo Gonet recebe oficialmente honrarias da Alece em Fortaleza
Por Julia Fernandes Fraga - Em 17/10/2025 às 3:35 PM

Comendas da Alece foram entregues a Paulo Gonet nesta sexta-feira, 17. Fotos: Junior Pio/Alece
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta sexta-feira (17), a entrega oficial da Medalha Paulo Bonavides e do Título de Cidadão Cearense ao procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet.
As honrarias haviam sido concedidas em solenidade realizada em 11 de agosto, também em Fortaleza, ocasião em que o homenageado não pôde comparecer. Desta vez, a entrega foi feita pessoalmente durante o Fórum Brasileiro de Boas Práticas, promovido pelo Ministério Público, no qual o procurador-geral é um dos palestrantes.
Na ocasião, as distinções foram entregues pelo presidente da Assembleia do Ceará, deputado Romeu Aldigueri (PSB), que foi acompanhado pela colega deputada, Jô Farias (PT).
A solenidade contou com a presença de outras autoridades, incluindo o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Tarcísio Sousa Bonfim; a presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Ana Wládia Gadelha Mota; e o procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho.
Honra cearense
Em sua fala, Romeu expressou satisfação em representar o Poder Legislativo na homenagem. “Para nós, é motivo de orgulho homenagear o procurador, expoente do Ministério Público brasileiro, além de ser um grande professor, um grande autor de livros consagrados no direito constitucional e no direito brasileiro”, afirmou.
Paulo Gonet, em seu discurso, destacou o “momento memorável, de tremendo orgulho”, especialmente por sua esposa, nascida em Brasília, ser filha de cearenses vindos de Mombaça e da Serra de Guaramiranga.
“Agora me sinto ainda mais próximo do Ceará, recebendo esse Título de Cidadão Cearense e ainda uma medalha altamente honrosa, que leva o nome de um dos maiores juristas que o Brasil já teve. Muito obrigado”, finalizou Gonet.
Quem é
Natural do Rio de Janeiro, Paulo Gustavo Gonet Branco é o atual procurador-geral da República (PGR), cargo que assumiu em dezembro de 2023. Bacharel e doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre pela Universidade de Essex (Reino Unido), ingressou no Ministério Público Federal (MPF) em 1987, sendo promovido a sub-procurador-geral da República por merecimento em 2012.
Com mais de 35 anos de trajetória acadêmica, é professor e cofundador do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e autor de diversas obras e artigos jurídicos. É coautor, ao lado do ministro do STF, Gilmar Mendes, do livro “Curso de Direito Constitucional”, vencedor do Prêmio Jabuti (2008) na categoria Livros Jurídicos.
Ao longo da carreira, exerceu cargos de destaque como diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União (2020–2021) e vice-procurador-geral eleitoral (2021–2023), além de atuar como conferencista em eventos jurídicos no Brasil e no exterior.
Medalha Paulo Bonavides
A Medalha Paulo Bonavides foi criada em julho deste ano, por meio da Resolução nº 774/2025, com o objetivo de reconhecer personalidades que contribuam para o Direito, a Justiça e o fortalecimento da ordem democrática. Já o Título de Cidadão Cearense para o jurista foi proposto pelo deputado licenciado Osmar Baquit (PSB) e aprovado pelo Poder Executivo pela Lei nº 18.917/2024.
Alece homenageia quatro grandes nomes do Direito brasileiro com a Medalha Paulo Bonavides
Na solenidade de agosto, a Alece já havia entregado a medalha ao ministro Teodoro Silva Santos, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); à ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, presidente do Superior Tribunal Militar (STM); e ao advogado e procurador do município de Fortaleza, Martônio Mont’Alverne Barreto Lima.
- Romeu Aldigueri e Paulo Gonet
- Entrega da Medalha Paulo Bonavides e do Título de Cidadão Cearense
- Jô Farias, Paulo Gonet e Romeu Aldigueri
- Paulo Gonet
- Teodoro Santos, Romeu Aldigueri e Jô Farias
- Tarcísio Bomfim, Romeu Aldigueri e Jô Farias
- Ana Wládia Gadelha, Paulo Gonet e Tarcísio Bomfim
- Entrega da Medalha Paulo Bonavides e do Título de Cidadão Cearense
Mais notícias
Registro Natalino



































