JUNTOS POR FORTALEZA

Programa ‘Nossas Guerreiras’ objetiva estimular o empreendedorismo feminino nessa retomada da economia na Capital

Por Marcelo - Em 21/10/2021 às 5:02 PM

Com um investimento de R$ 55 milhões, dentro do projeto ‘Juntos por Fortaleza’, objetivando financiar até 17 mil propostas de negócios que sejam liderados por mulheres, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza lançaram nesta quinta-feira (21), o programa ‘Nossas Guerreiras’.

Trata-se de um programa de crédito orientado para estimular o empreendedorismo feminino, visando oferecer financiamentos de até R$ 3 mil, para mulheres com mais de 18 anos, chefes de família, que não tenham sido beneficiadas em outros programas semelhantes da Prefeitura de Fortaleza, implantarem ou expandirem pequenos negócios.

José Sarto e Camilo Santana lançaram o programa ‘Nossas Guerreiras’               Foto: Divulgação

De acordo com o prefeito José Sarto, o Nossas Guerreiras é um programa de crédito e capacitação, voltado para mulheres que buscam empreender e gerar novas oportunidades. “A ideia é estimular o empreendedorismo feminino, fazer delas protagonistas na retomada da economia da capital cearense”, afirmou.

O programa prevê uma carência de até seis meses, com devolução dos valores em até 30 meses, sem cobrança de taxas ou juros. Para ter acesso a esses recursos, as candidatas devem ser hipossuficiente em renda e o empreendimento deve estar em bairros de baixo IDH-b da capital cearense.

As inscrições devem ser realizadas de forma virtual na plataforma da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br), mas também haverá atendimento presencial em unidades nos terminais de ônibus, regionais e Centros de Referência do Empreendedor.

Diferencial

Programa vai analisar 17 mil propostas de negócios de empreendedoras

Outro diferencial do programa Nossas Guerreiras é que as beneficiadas deverão realizar uma capacitação obrigatória de oito horas, para elaborar uma proposta de negócio e desenvolvimento de liderança. O objetivo principal será capacitar 30 mil mulheres.

Camilo Santana, por sua vez, lembrou que o prefeito José Sarto assumiu o cargo em meio à segunda onda da pandemia de Covid-19, que foi mais intensa e, desde então, um trabalho em defesa da vida foi realizado diariamente, entre os poderes públicos municipal e estadual. E parabenizou os avanços que a vacinação atingiu na Capital.

“Estamos retomando várias ações que vínhamos planejando, em diversas áreas. E temos uma preocupação com o emprego e a renda das pessoas. A capital cearense é uma das que mais realiza investimento público no País, visando promover o desenvolvimento econômico da cidade. E esse programa é muito importante porque vai girando e disponibilizando oportunidades para outras mulheres”, destacou Camilo Santana.

Também participaram da solenidade, realizada no Paço Municipal, o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Chagas Vieira; a secretária de Proteção Social, Socorro França; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, o secretário-executivo da SDE, Erick Vasconcelos, e o presidente da CMFor, Antônio Henrique, dentre outras autoridades estaduais e municipais.

Veja o vídeo completo:

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder