Na base de Elmano,

PSB e PDT articulam aliança para 2024 em Fortaleza e Siqueira declina filiação de Evandro ao partido socialista

Por Deusdedit Neto - Em 21/11/2023 às 9:00 AM

Novo Projeto (1)

Foto: Reprodução

Com federação cogitada para 2026, o PSB e o PDT já estão articulando aliança eleitoral para 2024. A expectativa é de que os pessebistas apoiem candidaturas pedetistas, especialmente em Fortaleza, com recíproca em municípios estratégicos para a sigla socialista como em Recife.

Atualmente, no Ceará, o PSB é presidido pelo ex-deputado federal e pai do ministro Camilo Santana, Eudoro Santana. Há posicionamento muito alinhado com o Governo do Estado, gestão que a cúpula do PDT é opositora. Com a possibilidade de aliança entre as legendas no próximo ano, a expectativa é de que o PSB endosse o palanque de José Sarto (PDT) à reeleição na Capital.

Nessa segunda-feira, 20, o jornal O Globo publicou matéria informando que o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, não aprovou a filiação do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão – que está de saída do PDT. O deputado é considerado o principal opositor à reeleição de Sarto e tinha sido convidado por Eudoro para se filiar ao partido socialista.

“Em acordo com Lupi, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, tem sinalizado apoio ao prefeito de Fortaleza, embora o diretório pessebista no Ceará seja ligado ao ex-governador e atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Siqueira declinou a filiação do presidente da Assembleia Legislativa local, Evandro Leitão, que deixou o PDT e articulava com Camilo ingressar no PT ou no PSB para enfrentar Sarto”, aponta um trecho da matéria.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder