Na CMFor

PSDB divulga nota de repúdio contra as ‘agressões’ sofridas pela vereadora Cláudia Gomes

Por Deusdedit Neto - Em 01/02/2024 às 5:24 PM

37532487134 1f33e0bcb7 B

Foto: Divulgação / Erika Fonseca / CMFor

O PSDB Ceará divulgou nesta quinta-feira, 1º, nota de repúdio contra os atos de violência sofridos pela vereadora Cláudia Gomes (PSDB) e pelo suplente de vereador Juninho Aquino (União Brasil) na reabertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) para o ano de 2024. Conforme o documento, os atos praticados contra os parlamentares da Capital “desrespeitam toda uma geração que lutou para construir a democracia brasileira e suas instituições”.

“Além de impedir a fala do prefeito José Sarto, eleito pelo povo de Fortaleza, presenciamos a infeliz agressão sofrida pela nossa vereadora Cláudia Gomes. Deixamos aqui nosso repúdio a qualquer ato violento e nos solidarizamos com essa mulher a qual respeitamos e admiramos pelo seu trabalho sensível e por representar com maestria o povo de Fortaleza na Câmara Municipal”, diz um trecho da nota.

A agressão referida pelo partido tucano ocorreu durante tumulto no Legislativo da Capital. Alguns manifestantes e parlamentares – em especial da vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT) -, foram fazer cobranças ao prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT).

Na ocasião, governistas defenderam o gestor, enquanto que opositores questionavam as ações do prefeito com relação ao Piso da Enfermagem e o reajuste salarial dos professores do município, estes em greve. Munida de um cartaz, Ana Paula estava contestando o presidente da Câmara, Gardel Rolim (PDT), durante a fala de Sarto, quando a vereadora Cláudia tentou afasta-la de perto do pedetista.

Houve troca de empurrões, onde Cláudia afirma ter sido agredida pela colega de Parlamento. A tucana, inclusive, informou que vai fazer um Boletim de Ocorrência denunciando a agressão sofrida. Imagens do momento foram compartilhadas nas redes sociais, mostrando o embate entre as parlamentares. Noutro vídeo, Ana Paula aparece dando um tapa em Juninho. Em coletiva, ela alega negou as agressões e disse ter sido filmada pelo vereador suplente de forma constrangedora, tendo inclusive sido flagrada quando sua roupa íntima estava à mostra.

Confira nota do PSDB na íntegra:

Os atos autoritários e antidemocráticos que marcaram a abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Fortaleza desrespeitam toda uma geração que lutou para construir a democracia brasileira e suas instituições.

Além de impedir a fala do prefeito José Sarto, eleito pelo povo de Fortaleza, presenciamos a infeliz agressão sofrida pela nossa vereadora Claudia Gomes. Deixamos aqui nosso repúdio a qualquer ato violento e nos solidarizamos com essa mulher a qual respeitamos e admiramos, pelo seu trabalho sensível e por representar com maestria o povo de Fortaleza na Câmara Municipal.

A livre manifestação é um valor em todo regime democrático, a liberdade deve ser sempre o motor para a construção saudável das instituições; entretanto, o que vimos hoje é o cerceamento do direito de um chefe de um poder da república discursar na casa do Povo.

Isso reflete o autoritarismo que corrói a democracia, deslegitima as instituições e cria o ambiente propício para a ascensão das ditaduras. O respeito à democracia e aos valores democráticos devem ser um norte para toda e qualquer manifestação.

O PSDB é um partido historicamente que se posiciona a favor do direito à liberdade, do direito às manifestações e do respeito às instituições democráticas.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder