Pressão geopolítica

Putin diz que risco de Terceira Guerra Mundial é real e crescente

Por Aflaudisio Dantas - Em 20/06/2025 às 3:58 PM

Putin Kremlim

Putin deu declaração durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo Foto: reprodução X

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (20) que o mundo caminha para a Terceira Guerra Mundial. Durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, Putin quebrou o tom habitual de diplomacia contida quando se trata do tema e se disse preocupado com a possibilidade cada vez mais real, nas palavras dele.

“Isso é perturbador. Sem ironia, sem piadas. O potencial para um grande conflito está crescendo diante dos nossos olhos”, lamentou.

Ucrânia e a “linha vermelha nuclear”

Em um dos momentos mais tensos de sua fala, Putin fez advertiu a Ucrânia e seus aliados sobre o uso de uma “bomba suja” (arma de dispersão radioativa)  contra a Rússia. “Seria um erro colossal, possivelmente o último erro deles”, ameaçou. A declaração é vista por analistas como um sinal de que Moscou considera o uso de armas nucleares táticas como uma opção real caso suas linhas vermelhas sejam ultrapassadas.

No fio da navalha

O discurso de Putin ecoa em um momento no qual múltiplos cenários de conflito se cruzam: a guerra na Ucrânia segue sem solução, as tensões no Oriente Médio aumentam com o risco de um confronto direto entre potências regionais e os EUA e Europa mantêm sanções e apoio militar a Kiev.

Analistas internacionais apontam que, mesmo com o tom apocalíptico, o presidente russo pode também estar utilizando o medo da guerra global como uma ferramenta de pressão geopolítica. O objetivo seria negociar com mais força tanto no campo militar, como no campo econômico.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder