BICICLETAS COMPARTILHADAS

Roberto Cláudio inaugura mais quatro estações do Bicicletar e chega a 188 unidades na capital cearense

Por Marcelo - Em 12/12/2020 às 11:33 AM

O programa Bicicletar da Prefeitura de Fortaleza, inaugurou nesta sexta-feira (11), quatro novas estações nos bairros Vila Peri, Conjunto Ceará e Bom Jardim, beneficiando as Regionais IV e V. A capital cearense passa a contar, agora, com 188 estações do sistema de bicicletas compartilhadas, mais que o dobro das disponíveis até o final de 2019, permitindo novas alternativas de deslocamento sustentável para o uso da população.

O Bicicletar completou seis anos e chega, pela primeira vez, aos bairros Vila Peri e Conjunto Ceará, além de outros, como Bom Jardim, Granja Portugal, Parque Santa Cecília e Granja Lisboa, que receberam estações recentemente. De janeiro deste ano até agora, o prefeito Roberto Cláudio já implantou 108 novas estações do programa de mobilidade sustentável.

O prefeito Roberto Cláudio vê no Bicicletar uma excelente alternativa para melhorar a mobilidade urbana         Foto: Divulgação

E segue o caminho para tornar-se o maior sistema deste tipo do Brasil em número de estações por habitantes e o terceiro em números absolutos, atrás somente do Rio de Janeiro e de São Paulo. Além disso, este novo modelo está ampliando, modernizando e trazendo mais conforto ao sistema, com estações maiores e oferecendo mais vagas para as bicicletas.

Como resultado, atualmente, mais de 880 mil pessoas vivem a uma distância de até 500 metros de uma das 188 estações do Bicicletar. Até o momento, já foram realizadas 3.426.914 viagens e o sistema conta com mais de 263 mil usuários cadastrados, sendo cerca de 94% dos cadastros ativos utilizando o Bilhete Único.

Expansão

Iniciado em dezembro de 2014, o Bicicletar chegou ao final de 2019 com 80 estações na Capital. Estas estações eram e permanecem sendo patrocinadas pela Unimed Fortaleza, ou seja, a gestão municipal não teve nenhum custo com o programa que tem melhorado a mobilidade urbana, significativamente.

Já os novos equipamentos que estão sendo implantados ao longo de 2020 são custeados com recursos municipais oriundos da arrecadação da Zona Azul, resultando num sistema renovado. Enquanto isso, as estações que já existiam também estão sendo gradativamente renovadas e ampliadas.

As novas estações

183 – Pavão Misterioso (Av. Augusto dos Anjos, esquina com a Rua Araraquara – Vila Peri)
185 – Terminal Siqueira (Av. General Osório de Paiva, esquina com a Rua Agamenon – Vila Peri)
186 – Escola Santos Dumont (Rua Oscar França, 286 – em frente ao Centro de Educação Infantil Maria Luiza Barbosa Chaves – Bom Jardim)
197 – Caixa Conjunto Ceará (Av. H, esquina com a Av. A – na praça em frente à agência da Caixa Econômica Federal).

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder