ELEIÇÕES 2022

Pesquisa Invox tem redução da diferença entre Roberto Cláudio e Capitão Wagner

Por Marcelo - Em 19/09/2022 às 11:35 AM

Com o avanço da campanha, e a proximidade do dia 2 de outubro, quando acontecem as Eleições 2022, a nova pesquisa de intenção de votos do Instituto Invox Brasil para o Governo do Ceará, divulgada neste domingo (18), mostra a redução em um ponto percentual da diferença entre candidato do PDT, Roberto Cláudio e Capitão Wagner (União Brasil), comparado à pesquisa anterior. Além disso, revela mais uma vez que o pedetista seria o vencedor nas simulações realizadas para o segundo turno, com os dois principais concorrentes.

Capitão Wagner, Roberto Cláudio e Elmano Freitas disputam duas vagas para o segundo turno

Segundo o levantamento, que ouviu 1.600 eleitores em todo o Estado entre os dias 12 e 18 deste mês, no primeiro turno Capitão Wagner teria 33%, seguido por Roberto Cláudio com 26% e Elmano Freitas (PT) com 22%. Chico Malta (PCB) teria 1%. Brancos/nulos 8%, não sabem ou não responderam 9%.

Mas é na simulação para o segundo turno que Roberto Cláudio se destaca e assume a liderança na disputa direta com seus dois principais adversários no pleito. Se RC disputar o segundo turno com Capitão Wagner a vitória do candidato do PDT seria com 46% dos votos, sobre 41% do oponente. Brancos/nulos 8% e NS/NR 5%.

Numa disputa em segundo turno com o petista, Roberto Cláudio ampliaria sua vantagem para 47%, contra 36% de Elmano. Brancos/nulos 12% e NS/NR 5%. Se o segundo turno envolver os outros dois postulantes ao Governo do Ceará, a vitória ficaria com Wagner (45%) e Elmano em segundo com 40%. Brancos/nulos 9% e NS/NR 6%.

A pesquisa contratada pela Rede Metropolitana de Rádio Televisão Ltda, que transmite a programação da Band no Ceará, tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 2,45 pontos percentuais. Seu registro no TRE-CE foi sob o número 09.389/2022 e no TSE ficou sob o número BR-06.516/2022.

Consolidação

O desempenho de Roberto Cláudio se manteve consolidado com 26% na comparação com a pesquisa anterior do Invox Brasil, divulgada no último dia 12. Enquanto Capitão Wagner caiu um ponto percentual, pois no levantamento anterior tinha 34%. Elmano Freitas teve 21% no resultado do dia 12 deste mês.

E a exemplo da pesquisa deste domingo, no levantamento anterior, Roberto Cláudio também foi o único candidato em condições de vencer seus dois opositores no segundo turno. O pedetista teria 44% dos votos na disputa com o do União Brasil, que teria 42%. Roberto Cláudio também venderia o petista com 47% contra 33%.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder