Diálogo Institucional

Roberto Victor encerra semana de compromissos oficiais em Brasília com autoridades do Judiciário e Legislativo

Por Julia Fernandes Fraga - Em 01/11/2025 às 2:58 PM

Robertovictor10

Dentre os vários encontros ocorridos na Capital, o jurista esteve com o ministro do STJ, Raul Araújo. Fotos: Arquivo Pessoal

Em uma semana movimentada na Capital Federal, o advogado e professor Roberto Victor Ribeiro, presidente de Honra da Academia Brasileira de Direito (ABD) e presidente da Academia Cearense de Direito (ACD), cumpriu uma série de compromissos institucionais junto a autoridades dos tribunais superiores e do Congresso Nacional. 

Durante a passagem por Brasília, Roberto Victor também proferiu palestra e foi homenageado na Fundação Getulio Vargas (FGV), em evento prestigiado pelo presidente honorário vitalício do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, e pelo renomado advogado criminalista Nabor Bulhões.

Para Ribeiro, para o avanço do pensamento jurídico e para o reconhecimento das academias como espaços de promoção da democracia e da diplomacia acadêmica, é importante o diálogo institucional.

FGV sedia homenagem ao jurista Roberto Victor Ribeiro por liderança e obra jurídica reconhecida

Conexão com o Judiciário e o Legislativo

No Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi recebido pelos ministros Rogério Schietti, Reynaldo Soares e Raul Araújo. No Tribunal Superior do Trabalho (TST), reuniu-se com o presidente, ministro Vieira de Mello Filho, e os ministros Agra Belmonte e Augusto César Leite de Carvalho. Já no Superior Tribunal Militar (STM), foi recebido pela presidente, ministra Elizabeth Rocha, pelo ministro José Barroso e pela juíza Amini Haddad.

Na Câmara dos Deputados, Roberto Victor foi recepcionado pelos parlamentares cearenses André Figueiredo (PDT), Domingos Neto (PSD) e Danilo Forte (União), com quem tratou de pautas voltadas ao fortalecimento das instituições jurídicas e à valorização da cultura acadêmica no país.

“Retorno ao meu Ceará e minha Fortaleza com a sensação de missão cumprida e com a boa vaidade de saber o quanto somos respeitados na Capital do País por diversas autoridades de envergadura nacional. Esse intercâmbio é extremamente importante para o fortalecimento das nossas entidades em busca da plena democracia e da boa Diplomacia”, relatou o jurista.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder