Embate entre gestores

Sarto cobra Elmano a colocar hospitais regionais para funcionar: “Fortaleza carrega a saúde do Estado nas costas”

Por Deusdedit Neto - Em 26/04/2023 às 3:05 PM

01 02 2021 Sarto Abertura Trabalhos Na Câmara 7u7a0784

Foto: Divulgação / Prefeitura de Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), rebateu as críticas do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), nesta quarta-feira, 26. Depois de o petista dizer que os hospitais estaduais estarem lotados por conta da Prefeitura – devido a unidades de saúde fechadas na Capital -, o pedetista cobrou Elmano a “botar os hospitais regionais para funcionar”.

“Eu acho que se o governador realmente não quiser fugir do debate, quiser ajudar, ele tem mesmo é que botar os hospitais regionais para funcionar, a começar pelo hospital da UECE, que está lá parado há cinco, seis meses. É um grande hospital e está parado o hospital da UECE e, a rigor, se ele quer ajudar mesmo”, disse o prefeito, durante coletiva após a assinatura da ordem de serviço para obras do terminal José de Alencar, localizado no Centro da Capital.

Sarto ressaltou que as unidades de saúde de Fortaleza, especialmente o Instituto Doutor José Frota (IJF), tem metade de seus pacientes vindos do Interior, já as clínicas que atendem pacientes com câncer, mais de 50% dos atendimentos direcionados a pessoas vindas de fora da Cidade. “Fortaleza carrega a saúde do Estado nas costas. Quem não sabe aqui?”, indagou o prefeito. “Até porque, gente, Fortaleza é a capital do Estado”.

“Eu fui eleito para ser prefeito de todos. O governador, entendo eu, foi eleito para ser governador de todos. Se ele quer ajudar, bote os hospitais para funcionar”, cobrou Sarto.

O prefeito ainda revelou que ainda não foi convidado por Elmano para conversar, desde que o petista assumiu o Palácio da Abolição, mas ressalta que está esperando o convite. “Estou aguardado que essa relação seja administrativamente madura que comporte, evidentemente, críticas lá e de cá. Eu ainda não fui recebido”, concluiu.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder