prefeitura de Fortaleza

Sarto entrega 11º ateliê colaborativo do Projeto Costurando o Futuro, no Canindezinho

Por Deusdedit Neto - Em 28/07/2023 às 6:00 PM

28 07 2023 Inauguração Do Ateliê Costurando O Futuro (25)

Foto: Divulgação / Prefeitura de Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), entregou nesta sexta-feira, 28, o novo ateliê colaborativo do Projeto Costurando o Futuro, no Centro Cultural Canindezinho. Este é o 11º equipamento entregue pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), que disponibiliza máquinas de costura para promover a inclusão produtiva, economia criativa e o desenvolvimento econômico do entorno. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal da Juventude e Rede Juv.

Como destacou o prefeito Sarto, o projeto Costurando o Futuro desenvolve a economia local a partir da promoção do microempreendedorismo. Além disso, as costureiras podem participar de feiras de negócios e cursos de capacitação em parceria entre a Prefeitura e o Sistema S.

“Este ateliê é o 11º da nossa gestão. Com esse projeto, as costureiras têm acesso a feiras de empreendedorismo e também aos cursos de capacitação feitos em parceria com o Sistema S. Neste atelie são 12 máquinas, onde as mulheres têm acesso gratuito e podem revezar o uso delas por turnos. É um projeto que desenvolve a economia local, incentiva o empreendedorismo e faz todo o entorno se desenvolver se utilizando da vocação latente de Fortaleza para a confecção têxtil”, afirmou Sarto.

A iniciativa segue a lógica de coworking, ou seja, um espaço compartilhado e colaborativo, gratuito e voltado para as atividades de corte e costura, produzido por pessoas em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, o território do Canindezinho, localizado na Regional 10, foi reconhecido pela SDE como um polo de produção de costura e devido à demanda existente de aluguel de equipamentos, a população passou a contar com as máquinas em sistema de revezamento.

Com a iniciativa, Fortaleza sai à frente em relação a outras capitais, não apenas pelo espaço que promove a inclusão e a independência financeira, mas por atingir principalmente mulheres que possam sofrer de violência matrimonial. As usuárias também podem trocar experiências entre si e formar uma rede de contatos. Até o momento, cerca de 20 mil pessoas já foram beneficiadas com o projeto, como comentou o secretário da SDE, Rodrigo Nogueira.

“Este é um projeto surpreendente. Várias pessoas mudaram suas vidas e já são mais de 20 mil que passaram pelos nossos ateliês. Nosso planejamento é fechar o ano de 2023 com 15 unidades e, junto com isso, já fizemos parcerias para formar consultorias e cooperativas nos ateliês para que os usuários possam vender seus produtos diretamente para o consumidor final e aumentar seus lucros”, informou o secretário.

O ateliê disponibiliza máquinas profissionais do tipo: reta, overloque, galoneira, bordado e máquina de corte. Em Fortaleza, os equipamentos estão localizados no Bom Jardim, Vila União, Ancuri, Jangurussu, Vila Velha, José Walter, Pirambu, Conjunto Ceará, Barra do Ceará e Vicente Pinzon. Parte da matéria-prima utilizada no ateliê, a exemplo de retalhos, vem de doações de empresas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder