terceiro posto da gestão

Sarto entrega novo posto de saúde no bairro Carlito Pamplona

Por Deusdedit Neto - Em 02/05/2024 às 3:13 PM

Dsc06771

Foto: Divulgação

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), inaugurou nesta quinta-feira, 2, o novo posto de saúde Antônio Teixeira de Sousa, localizado no bairro Carlito Pamplona, como parte do pacote de investimentos na área. A unidade beneficiará 11.550 moradores do bairro e arredores, representando um investimento de R$ 1,4 milhão. Este é o terceiro posto de saúde novo entregue durante a atual gestão, seguindo os já inaugurados nos bairros Planalto Ayrton Senna e Siqueira.

“É uma alegria entregar o novo posto de saúde Antônio Teixeira de Sousa para a população do Carlito Pamplona e dos bairros vizinhos. Esse é o primeiro posto dos 16 que fazem parte do pacotão de investimentos na saúde, mas nós já entregamos outros dois, no Siqueira e no Planalto Ayrton Senna, então é o terceiro posto totalmente novo que a gente entrega na gestão. Com essa unidade, vamos atingir 100% da cobertura de saúde da região, serão mais de 11 mil pessoas impactadas,” afirmou Sarto.

O novo posto possui uma área construída de 385 m² e oferece três consultórios gerais e salas de prevenção ginecológica, odontologia, procedimentos, observação, vacinas, curativos e coleta, além de espaços como recepção, coordenação, educação em saúde e banheiros acessíveis.

Galeno Taumaturgo, secretário municipal da Saúde, enfatizou que Fortaleza está ampliando consideravelmente sua capacidade de cobertura de saúde. “É um posto que está chegando em uma área na qual havia necessidade, consequentemente nós vamos aumentar a cobertura da atenção primária na cidade, e é um equipamento que vem trazendo todos os serviços que um posto de saúde deve ter, atendimento médico, odontológico, curativo, vacina, além de uma série de inovações que temos implantado na gestão,” ressaltou Galeno.

Além das salas de atendimento, a unidade conta com uma área administrativa composta por salas para coordenação, almoxarifado, conselho local de saúde e agentes comunitários de saúde, além de uma copa.

Para garantir os atendimentos, serão três equipes de Estratégia de Saúde da Família compostas por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, além de duas equipes de saúde bucal. Ao todo, 15 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) farão a cobertura da área.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder