Alto da Balança

Sarto inaugura nova Sala de Apoio à Mulher que Amamenta em Fortaleza

Por Deusdedit Neto - Em 18/05/2023 às 4:33 PM

18 05 2023 Sms 01

Foto: Divulgação / Prefeitura de Fortaleza

O prefeito de Fortaelza, José Sarto (PDT), inaugurou nesta quinta-feira, 18, uma nova Sala de Apoio à Mulher que Amamenta/Coleta de Leite Humano no posto de saúde César Cals, no bairro Alto da Balança. A entrega faz parte da programação municipal em alusão ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano, celebrado no dia 19 de maio. O equipamento é um instrumento feito para reforçar a importância da amamentação para a criança e para a mãe.

“São laços de importância biológica, química e psicológica que se estabelecem entre mãe e filho durante o aleitamento. Nestas salas, nós apoiamos a coleta e também a doação de leite. Por vezes, nós sabemos, a mãe não tem condições de amamentar, e ela recebe o leite de outra pessoa. Nas salas de apoio, também temos parceria com os bancos de leite do Hospital Albert Sabin, da Maternidade Escola Assis Chateaubriand e com outras instituições”, destacou Sarto.

Com a inauguração, Fortaleza agora passa a contar com 23 Salas de Apoio à Mulher que Amamenta/Posto de Coleta de Leite Humano, distribuídas em postos de saúde e maternidades da Capital, contemplando todas as regionais da saúde. Somente nesta gestão de Sarto cinco novas salas já foram entregues.

“Essa sala compõe um significado muito grande, pois ela leva saúde ao bebê e conscientização e apoio às mães. Com a sala, nós proporcionamos um desenvolvimento infantil mais adequado, com mais saúde e, acima de tudo, estimulos e incentivamos que as mães façam o aleitamento materno. Nas salas, nós fazemos a orientação de como se faz a colocação do recém-nascido e de como se faz o processo de sucção para que a criança possa ter facilidade de amamentação”, comentou Galeno Taumaturgo, titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Laís Soares é mãe do Isaque, de dois meses, e está na segunda gravidez. Ela celebrou o novo espaço de acolhimento no posto de saúde. “Uma sala assim ajuda muito às mães. Eu tive muita dificuldade na primeira amamentação e, porque eu recebi orientação, consigo dar leite com mais tranquilidade agora. É um processo que pode ser dolorido, mas que com apoio é possível fazer. Sem contar que, tendo um espaço como esse, eu e outras mães podemos fazer doações”.

Participaram da inauguração os vereadores Paulo Martins e Iraguassu Filho; Ernandi Freitas, coordenadora do Banco de Leite do Hospital Albert Sabin; e os secretários Galeno Taumaturgo, Angélica Leal e Renan Colares.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder