78mm na capital

Sarto realiza monitoramento de chuvas em Fortaleza

Por Deusdedit Neto - Em 15/03/2024 às 2:23 PM

Img 1723

Foto: Divulgação / Prefeitura de Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), realizou, na manhã desta sexta-feira, 15, monitoramento da situação chuvosa em Fortaleza. A ação foi realizada na Central de Videomonitoramento da Beira-Mar. De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre o período de 0h e 10h desta sexta-feira, choveu 78mm na capital cearense.

“Em Fortaleza, precisamos ter um cuidado redobrado, porque a cidade foi construída em cima do leito de alguns rios. Hoje amanhecemos com essa chuva forte e atípica, então viemos à Central de Videomonitoramento para olhar a cidade de maneira geral e acompanhar os pontos que são, historicamente, mais propícios a alagamentos. Todas as nossas equipes de Defesa Civil, AMC e Direitos Humanos estão plenamente preparadas para atender qualquer situação. Felizmente, não tivemos nenhuma ocorrência grave. O único problema maior foi o trânsito da cidade, mas apenas com engarrafamentos e atrasos”, declarou Sarto.

O prefeito relembrou que a atual gestão realizou a ampliação do número de câmeras de monitoramento urbano e destacou que a construção da nova Central de Gestão Integrada de Videomonitoramento de Fortaleza (CGIVFOR), que terá sede no Centro, ao lado do Paço Municipal.

“Com as câmeras, podemos observar toda a cidade sem a necessidade de grandes deslocamentos. Podemos ver pontos críticos como o Edifício São Pedro, que está em processo de demolição, além de diversas comunidades da cidade. Todas essas 2 mil câmeras de monitoramento urbano, mais as 7 mil câmeras patrimoniais, estão sendo integradas. Estamos construindo uma grade central de monitoramento, vizinho ao Paço Municipal. Em breve, seremos a cidade brasileira com maior número de câmeras por habitantes do Brasil, ajudando na segurança e na celeridade de nossa resposta”, concluiu.

O cel. Heraldo Pacheco, coordenador da Defesa Civil, concordou com as declarações do prefeito e destacou que a Prefeitura, por meio do monitoramento constante da cidade, pode realizar ações de maneira célere em toda a área territorial do município.

“Hoje podemos monitorar toda a Fortaleza em tempo real. Quando começa a chover, sabemos a situação de Fortaleza como um todo. Isso nos dá atenção e nos permite agir de forma rápida na resolução de qualquer ocorrência. Geralmente, nossas principais ocorrências são os riscos de desabamento, mas hoje não tivemos nenhum problema. Além disso, vimos que o nível de alguns córregos subiram no começo da manhã, mas já baixaram. Isso se dá por conta do trabalho de limpeza que é feito todo ano nos canais e riachos de Fortaleza”.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder