Edital em 30 dias

Sarto sanciona lei para realização de concurso com mil vagas para Guarda Municipal de Fortaleza

Por Deusdedit Neto - Em 21/03/2023 às 12:01 AM

20 03 2023 Gmf

Foto: Tainá Cavalcante / Divulgação / Prefeitura de Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), sancionou nesta segunda-feira, 20, uma lei que permite a criação de mil novos cargos para a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) por meio de concurso. A publicação do edital será definida em até 30 dias pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Cultural Nacional (Idecam).

Além das mil novas vagas, o gestor também anunciou a promoção de 109 agentes da corporação, que vão passar a atuar como subinspetores. Com a lei sancionada por Sarto foram criados 485 cargos para fazerem parte do efetivo de servidores da Guarda Municipal.

Por meio de nota, o secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, Cel. Eduardo Holanda, disse que a inclusão de mil novos profissionais irá contribuir com “ainda mais com a segurança da Capital”.

“A lei sancionada hoje demonstra o compromisso do prefeito Sarto de valorizar a nossa Guarda Municipal e entregar uma segurança cidadã de maior qualidade para a nossa cidade. A chegada de mil novos guardas vai possibilitar que a gente contribua ainda mais com a segurança da Capital. São mais guardas nas praças, nas torres, nas viaturas, tudo isso para Fortaleza se sentir cada vez abraçada”, avaliou.

Por sua vez, o diretor-geral da Guarda Municipal de Fortaleza, Marcílio Távora, considera que o incremento no efetivo representa o fortalecimento da GMF e citou a importância do crescimento funcional na corporação. “”A gente vai necessitar desse efetivo mais aprimorado para comandar os mil novos guardas que entrarão, isso fortalece a hierarquia da instituição e também contribui pra valorização profissional. A ascensão funcional na carreira é vislumbrada por muitos”, declarou.

Atualmente, Fortaleza apossui 2.16 agentes da Guarda Municipal, deste montante 1.401 são guardas municipais, 551 subinspetores e 209 inspetores.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder