em Fortaleza
Secretário-Geral da Interpol, Valdecy Urquiza, é recepcionado no Iate Clube em almoço com autoridades brasileiras
Por Marlyana Lima - Em 22/07/2025 às 6:10 PM

Promotor Herbet Santos; comodoro Pompeu Vasconcelos; ministro do STJ, Teodoro Silva Santos; o secretário de Segurança Pública do Ceará, Roberto Sá e o secretário-geral da Interpol, Valdecy Urquiza – Foto: Delano Soares/ Portal IN
O comodoro Pompeu Vasconcelos recebeu no Iate Clube de Fortaleza, na tarde desta terça-feira, 22 de julho, uma das maiores autoridades internacionais na área da segurança pública: o secretário-geral da Interpol, Valdecy Urquiza. O encontro, de caráter informal, reuniu também o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos, e o secretário de Segurança Pública do Estado do Ceará, Roberto Sá e o promotor de Justiça e coordenador geral do Fórum Brasileiro de Boas Práticas, Herbet Santos.
Durante o almoço, os presentes conversaram sobre temas relevantes relacionados à segurança pública, cooperação internacional e o fortalecimento de boas práticas na gestão da segurança. Um dos assuntos em destaque foi a realização do Fórum Brasileiro de Boas Práticas, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de outubro de 2025, em Fortaleza.
O evento, promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e pela Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), reunirá importantes nomes do cenário jurídico e institucional do país, incluindo o próprio ministro Teodoro Silva Santos, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, e o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet.
Papel estratégico
A presença de Valdecy Urquiza em Fortaleza reforça o papel estratégico da capital cearense na agenda nacional e internacional da segurança. Maranhense, Urquiza é delegado da Polícia Federal e foi o primeiro brasileiro a ocupar o cargo de secretário-geral da Interpol. Com vasta experiência em cooperação policial internacional, ele é considerado uma referência mundial no combate ao crime organizado e na promoção de estratégias de integração entre os países.
Para Pompeu Vasconcelos, o encontro representa não apenas uma honra institucional, mas também um sinal do crescente protagonismo de Fortaleza no debate sobre segurança pública. A capital cearense, que sediará o fórum em outubro, deve se consolidar como espaço privilegiado para a troca de experiências e formulação de políticas públicas voltadas à eficiência no enfrentamento da criminalidade, ao mesmo tempo em que atrai olhares de autoridades nacionais e internacionais dispostas a dialogar sobre os caminhos para um futuro mais seguro.
Mais notícias
EVENTO CONSOLIDADO




























