WI-FOR TEM MAIS DE 158 MIL USUÁRIOS

Serviço municipal de internet gratuita ultrapassa 1 milhão de acessos em 2021

Por Marcelo - Em 13 de janeiro de 2022

A Prefeitura de Fortaleza segue com o compromisso de democratizar o acesso à internet gratuita e de qualidade em toda a cidade. Por meio de uma parceria público-privada, o projeto Wi-For, coordenado por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, ultrapassou 1 milhão de acessos em 2021, segundo relatório disponibilizado pela empresa parceira. Ao todo, cerca de 62 praças e espaços públicos em diversos bairros da periferia e em regiões turísticas como a Beira Mar e a Praia de Iracema, contam com o serviço, beneficiando milhares de pessoas diariamente.

Wi-For oferece internet gratuita para usuários cadastrados na Capital             Foto: Divulgação                            

O projeto conta com mais de 158 mil usuários cadastrados e possui, em média, 103 mil acessos mensais. O Wi-For permite o acesso totalmente gratuito à internet. Para o primeiro acesso o cadastro é simplificado: são requeridos dados como sobrenome, telefone, e-mail, CPF, gênero, idade e data de nascimento. A iniciativa, que vem sendo feita por meio da Coordenadoria de Parcerias Público-Privadas, obedece ao Marco Civil da Internet e à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e garante a privacidade dos dados pessoais de pessoas cadastradas na plataforma.

O servidor público Iarlen Lucena, morador do bairro Jangurussu, é um dos usuários cadastrados na plataforma de acesso ao Wi-For na Praça das Flores. Ele conta que usa o serviço de internet gratuita para acessar os horários dos ônibus e as redes sociais. “Essa é uma boa opção, pois como a gente tá sempre em deslocamento o acesso a internet gratuita ajuda a não usar os dados móveis“, contenta-se. “É um cadastro simples, rápido, só fiz uma vez e nas vezes seguintes eu entrei sem dificuldades”, disse. Outros pontos de acesso gratuito são as praças Luíza Távora, Portugal, a Imprensa, Lago Jacarey e muito mais.

Além de não gerar nenhum custo de instalação ou manutenção para o Município, a solução fornece funcionalidades como a exibição de campanhas da prefeitura por meio de imagens e vídeos. De acordo com o titular da SDE, Rodrigo Nogueira, o intuito é levar internet gratuita e de qualidade às pessoas de todas as classes sociais, dando-lhes a chance de promover a inclusão digital. “A Prefeitura de Fortaleza oferece um serviço de internet de qualidade, sem ter custo para o Município e para o cidadão usuário. A nossa ideia é expandir para mais 40 pontos em 2022”, enfatizou Rodrigo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection