SUPORTE AO DIAGNÓSTICO

Sesa amplia serviço de Telessaúde para dúvidas sobre Covid e síndromes gripais

Por Marcelo - Em 21/01/2022 às 8:17 PM

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) ampliou, mais uma vez, o serviço do seu Núcleo de Telessaúde. A assistência remota, com atendimento para dúvidas sobre Covid-19, passa a oferecer, também, esclarecimentos sobre as síndromes gripais. O suporte auxiliará no diagnóstico das doenças, que têm sintomas semelhantes.

Plataforma dispõe de inteligência artificial e atendimento pessoal                   Foto: Divulgação

O atendimento aos usuários ocorre via aplicativos de mensagens instantâneas – WhatsApp (85-8439-0647) e Telegram -, além dos chats no hotsite Coronavírus, e endereços eletrônicos da Sesa e do Governo do Ceará. A plataforma conta com recurso de inteligência artificial para triagem, com perguntas sobre sintomas, que capta os usuários que necessitam de atendimento humano, realizado por profissional de saúde. Há opção de acessibilidade para acionar tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O coordenador do Núcleo do Telessaúde da Sesa, Luiz Costa, afirma que o serviço é bem completo. “Os usuários passam realmente por uma avaliação. Nós emitimos receita, dispensamos atestado, quando necessário, e indicamos o tempo correto de isolamento”. O atendimento ocorre das 7 às 22 horas, todos os dias da semana. A tecnologia possui, ainda, respostas para dúvidas frequentes, retiradas das redes sociais da pasta.

A iniciativa, além de facilitar o acesso às dúvidas da população, pode aliviar a demanda nas unidades de saúde. “O plantão está evoluindo para atender também aos casos de síndrome gripal. A telemedicina pode diminuir o fluxo nas unidades e até resolver casos menores. O atendimento remoto beneficia os usuários sem que eles precisem sair de casa”, salientou o articulador do serviço da Sesa e médico de Família e Comunidade, Allan Denizard.

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