COMISSÃO DE TURISMO

Sesc pretende transformar a Chapada do Araripe em ‘Patrimônio da Humanidade’

Por Marcelo - Em 07/12/2023 às 12:28 PM

A campanha ‘Chapada do Araripe Patrimônio dá Humanidade’ foi debatida na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta quarta-feira (6), mais um importante passo para a área situada entre os estados de Pernambuco, Ceará e Piauí, ser indicada ao título de ‘Patrimônio da Humanidade’. A audiência pública foi solicitada pelo presidente do Sistema Fecomércio Ceará e deputado federal, Luiz Gastão Bittencourt.

Luiz Gastão diz que a chapada tem características únicas no mundo

Ele defende a inscrição da Chapada do Araripe na lista de locais brasileiros candidatos ao título da Unesco. Durante a audiência, destacou que o local é reconhecido por sua riqueza paisagística, ambiental e arqueológica. “Trata-se de um patrimônio material e imaterial de valor excepcional, com características únicas no mundo, que merece ser preservado e reconhecido internacionalmente“, afirma Luiz Gastão.

A campanha começou em 2019, quando o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc, em parceria com a Fundação Casa Grande, promoveu o I Seminário Internacional Chapada do Araripe Patrimônio dá Humanidade. Em 2022 foi realizado um segundo seminário, presencial e virtual, com cerca de 40 mil participantes. Em junho deste ano foi realizada a terceira edição do Seminário Chapada do Araripe, que contou com mais de 44 mil participantes de forma presencial e virtual, de 27 Estados brasileiros e de 15 países.

Todo esse movimento é uma iniciativa coletiva e que envolve: Sistema Fecomércio Ceará; Sesc Ceará; Fundação Casa Grande; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Instituto Brasileiro de Museus (Ibram); Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos); Ministério da Cultura; governos dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco; Federações do Comércio dos três estados; Universidade Regional do Cariri; além de especialistas, pesquisadores, gestores públicos, lideranças políticas, universidades, acadêmicos e entusiastas nacionais e internacionais.

Local único

A Chapada do Araripe é um platô central que cria um território e conecta os estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba, formando uma paisagem cultural singular, completa e genuína. Além de sua relevância ambiental, esse território exerce forte influência na cultura local, que é marcada pelo conjunto de tradições e celebrações coletivas, relacionadas à forma de vida do povo do Cariri, que está integrado à diversidade natural da chapada.

O superintendente de Ações Integradas e diretor regional do Sesc Ceará, Henrique Javi, explica porque, a campanha ‘Chapada do Araripe Patrimônio dá Humanidade’, tem a grafia desta forma por um motivo. “A chapada é um território único, de valor ambiental, histórico, cultural, arqueológico, mitológico, paleontológico, musical e artístico. Por isso, o Sistema Fecomércio Ceará, nessa campanha, transforma a preposição “da” no verbo “dá”. Com isso, reforça o sentindo de que a gestão participativa do patrimônio no território da Chapada do Araripe oferta humanidade, assim como a humanidade preserva o seu patrimônio”, informa o executivo. (Com Ascom Sesc)

Mais notícias

Ver tudo de IN News