Fortalecimento no Estado

Tauá sedia audiência pública da Assembleia Legislativa sobre caprinovinocultura

Por Deusdedit Neto - Em 12/07/2023 às 2:22 PM

Whatsapp Image 2023 07 12 At 13.32.53

Foto: Divulgação / Alece

O município de Tauá, localizado na Região dos Inhamuns, sediou nesta quarta-feira, 12, audiência pública da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para discussão e fortalecimento da caprinovinocultura no Estado. A deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD), autora do requerimento que propôs a realização do debate – subscrito pelo deputado De Assis Diniz (PT) – destacou que a ideia de levar a discussão para Tauá foi de proporcionar a participação de produtores, técnicos, especialistas e demais interessados na caprinovinocultura nas regiões dos Inhamuns, sertão central, centro-sul, entre outras, que não puderam estar presentes na audiência pública realizada sobre o tema em junho passado na Casa.

“A realização desta audiência no município de Tauá possibilitará um diálogo mais amplo e representativo sobre o fortalecimento da caprinovinocultura em nosso Estado, considerando as particularidades e desafios enfrentados por essas regiões. Temos que dar soluções e ideias para o fortalecimento do setor. Quem vive a realidade, tem as melhores soluções e levaremos essas ideias para a Assembleia Legislativa”, disse a parlamentar. “Tauá tem o melhor carneiro do Brasil e talvez do mundo. Esse debate vem ao encontro do interesse em desenvolver o setor e nos dá subsídios para trabalhar pela caprinovinocultura na Assembleia Legislativa”, completou o deputado estadual Simão Pedro (PSD).

A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PSD), e o prefeito de Aiuaba, Ramilson Moraes (PSD), estiveram presentes à audiência pública e destacaram a importância do debate. “É necessário unir a política e a questão técnica para o desenvolvimento da caprinovinocultura. A Prefeitura de Tauá sempre busca tecnologias e estimular o setor que é fonte de geração de emprego e renda”, disse Patrícia Aguiar. “Essa iniciativa de trazer o debate para o Interior do Ceará é essencial. Parabéns à Assembleia Legislativa”, reforçou Ramilson.

Whatsapp Image 2023 07 12 At 13.32.53 (1)

Foto: Divulgação / Alece

“A produção rural é uma atividade que deve ser estimulada. O semiárido é vocacionado para a produção leiteira e a tecnologia é uma grande aliada. Por isso, debates como esse são necessários para ouvirmos as demandas do setor”, destacou o ex-vice-governador e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Domingos Filho.

Ana Clara Rodrigues, chefe da ovinocaprinocultura na Embrapa, ressaltou o potencial da região e a crescente demanda internacional pela carne de caprinos e ovinos. “No Oriente Médio tem bem menos incidência de chuva que o nosso sertão e a produção é muito maior. É possível desenvolver a ovinocaprinocultura. Temos potencial e competência para isso”, disse. Durante a audiência pública, os produtores rurais expuseram as dificuldades enfrentadas pelo setor, principalmente com relação à certificação, o custo da energia elétrica e a necessidade de facilitar o acesso aos implementos agrícolas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder