em segunda instância

TRE-CE rejeita por unanimidade pedido de cassação contra Glêdson Bezerra

Por Aflaudisio Dantas - Em 27/06/2025 às 12:54 PM

Glêdson Bezerra

Glêdson Bezerra já havia sido inocentado em primeira instância Foto: reprodução/Instagram

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) confirmou, por unanimidade de votos, a improcedência da ação que visava a cassação dos mandatos do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), e do vice, Tarso Magno. O resultado final, alcançado nesta sexta-feira, (27), foi de 7 a 0 contra o pleito de cassação. O veredito reforça entendimento da primeira instância.

A ação foi movida pela coligação “Fé, União e Trabalho”, composta pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e liderada pelo deputado estadual Fernando Santana (PT), adversário direto de Glêdson nas eleições municipais de 2020. Os autores da ação alegavam que houve abuso de poder político e econômico durante a campanha eleitoral, citando como exemplo o anúncio da implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para centenas de professores às vésperas do pleito, o que, segundo a acusação, configuraria conduta vedada.

Durante o julgamento, os desembargadores do TRE-CE entenderam que as provas apresentadas não eram suficientes para comprovar as irregularidades alegadas. Com isso, foi mantida a decisão anterior, que considerava lícitas as ações do prefeito e do vice no contexto eleitoral.

O caso teve grande repercussão no cenário político estadual, principalmente por envolver figuras ligadas a grupos opostos: de um lado, a base do governo federal e estadual representada por Fernando Santana e seus aliados; do outro, a atual administração municipal que se mantém crítica a esses grupos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder