REABILITAÇÃO E CUIDADOS

Três unidades da Saúde do Ceará são premiadas durante o CriaAção SUS 2023

Por Marcelo - Em 11/12/2023 às 11:02 AM

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC) recebeu o primeiro lugar no Prêmio CriaAção SUS 2023, na categoria Atenção Especializada, com o trabalho ‘Implantação de uma unidade de transição de cuidados para desospitalização segura com foco na reabilitação e nos cuidados paliativos’. Os trabalhos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Autran Nunes e do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci foram premiados com o terceiro lugar nas categorias Pré-hospitalar e Atenção Hospitalar exclusivo SUS, respectivamente. Todas as unidades são da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Prêmio Criação SUS foi concedido a três unidades hospitalares do Ceará

Os vencedores foram anunciados pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) durante solenidade na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em Brasília. A CCC foi inaugurada em junho de 2021, durante a crise por covid-19, para ajudar na oferta de leitos hospitalares através da desospitalização e cuidados de transição para pacientes sequelados ou cronicamente dependentes, sendo considerada uma unidade de transição hospitalar com foco na reabilitação e cuidados paliativos.

A diretora da CCC, Ursula Wille Campos, afirma que o prêmio é o reconhecimento do trabalho da equipe que compõe a unidade. “Estamos muito felizes com o reconhecimento do nosso trabalho. A pandemia nos deu a oportunidade de abrir essa unidade, que já estava planejada há muito tempo por várias pessoas lá do Ceará, porque existe a necessidade de atenção ao nosso paciente crônico, idoso, incapacitado, e aos pacientes que necessitam de cuidados paliativos. Conseguimos realizar esse sonho no Ceará”, afirma.

Unidades premiadas

A equipe da UPA do Autran Nunes, geridas pelo ISGH, ficou em terceiro lugar na categoria Pré-hospitalar com o projeto intitulado ‘Tecnologia do cuidado para melhoria da assistência em unidades de pronto atendimento: reformulação do protocolo de infarto agudo do miocárdio’. Já o Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) também ficou em terceiro lugar, concorrendo na categoria Atenção Hospitalar exclusivo SUS, com o projeto

‘Monitoramento de sistemas críticos em hospital terciário’. A iniciativa monitora em tempo real, por meio de microcontroladores, sensores de pressão digital e sensores de medição de ar ambiental, parâmetros críticos como qualidade do ar, pressão de gases medicinais e outros fatores ambientais vitais para a saúde dos pacientes.

Mais notícias

Ver tudo de IN News