POLÊMICA
Trump defende Bolsonaro e critica ações do STF: “Deixem ele em paz”
Por Aflaudisio Dantas - Em 07/07/2025 às 1:51 PM

Trump diz que tem acompanhado de perto o processo no qual Bolsonaro é réu Foto: Alan Santos / PR
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, disse nesta segunda‑feira (7) em sua rede social Truth Social que está acompanhando de perto o processo judicial contra o ex‑presidente brasileiro Jair Bolsonaro, classificando-o como uma “caça às bruxas”. Segundo Trump, o único julgamento que deveria ocorrer é “pelos eleitores do Brasil” e pediu: “Deixem Bolsonaro em paz!”
No texto, Trump afirma que tem observado mundo afora o que chama de perseguição impiedosa ao ex‑chefe de Estado. “Dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano!”, diz. Segundo Trump, o único crime de Bolsonaro foi ter lutado pelo povo”. Trump também o descreve como um líder forte e negociador, em menção às relações comerciais, ressaltando o laço pessoal que remonta à gestão anterior de ambos.
Bolsonaro responde a um processo no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado por cinco crimes relacionados a uma tentativa de golpe após as eleições de 2022. Entre as acusações estão participação em uma organização criminosa armada, crime contra a ordem democrática e tentativa de golpe, que podem acarretar até 39 anos de prisão, de acordo com a Procuradoria‑Geral da República.
Bolsonaro se diz inocente das acusações, embora admita que houve discussões sobre intervenção militar e suspensão de direitos civis, que não foram efetivamente implementadas.
Repercussão
No Brasil, ministros e lideranças governistas reagiram rapidamente. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, criticou Trump, argumentando que o republicano deveria “cuidar dos próprios problemas” e que o Judiciário brasileiro merece respeito . Por outro lado, aliados de Bolsonaro reagiram com alívio e interpretaram o apoio de Trump como um reforço político em um momento decisivo para o julgamento no STF.
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























