Chapa Limpa

TSE aprova por unanimidade contas da campanha de Lula e Alckmin

Por anamaria - Em 06/12/2022 às 9:53 PM

Geraldo Alckmin E Luiz Inácio Lula Da Silva

Geraldo Alckmin e Luiz Inácio Lula da Silva – Foto divulgação

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (6), por unanimidade, as contas da campanha da chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB). Durante a sessão, o TSE proclamou também a vitória de ambos, para presidente e vice-presidente do Brasil.

A aprovação de contas é um dos protocolos necessários antes da diplomação do novo Chefe de Estado, que está agendada para o próximo dia 12 de dezembro. A formalização antecede a solenidade de posse do petista na Presidência da República, no dia 1º de janeiro. Marcando o fim do processo eleitoral, a diplomação oficializa o resultado das eleições, de acordo com a Corte.

Segundo o ministro Ricardo Lewandowski afirmou hoje (6), foram analisados 11.000 documentos, com um tamanho total de 2 gigabytes de informações. “As falhas não comprometiam a regularidade das contas, razão pela qual a área técnica se manifestou pela aprovação. Após a identificação, os candidatos esclareceram os pontos”, disse.

Ao todo, a campanha de Lula declarou ao TSE ter gastado mais de R$ 131 milhões, valor quase no limite imposto pelo TSE para os candidatos à Presidência que disputaram o segundo turno, de R$ 133 milhões.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder