Medalha Agerson Tabosa
UNI7 celebra nomes de destaque no Direito e na gestão pública em cerimônia especial
Por Julia Fernandes Fraga - Em 03/09/2025 às 11:15 AM

Entre os agraciados estão a conselheira do TCE, Onélia Leite Santana; o presidente do TJCE, Heráclito Vieira; a presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão
O Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), localizado em Fortaleza, promove, no dia 11 de setembro, às 19h, a outorga da Medalha Agerson Tabosa. Entre os agraciados estão o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Heráclito Vieira; a presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão; e a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Onélia Leite Santana, além de outras personalidades que se destacam na área jurídica e em serviços relevantes à sociedade.
A reitora da UNI7, Vânia Lopes, afirma que “a homenagem reforça o compromisso com o reconhecimento de trajetórias que contribuem para a excelência do Direito e a defesa dos valores democráticos”.
“Ao valorizar nomes de destaque, a UNI7 estimula o diálogo entre diferentes gerações de profissionais e o fortalecimento das instituições públicas. O ato também simboliza a valorização do papel social da Justiça e da educação jurídica no desenvolvimento da sociedade”, complementa a reitora.
A solenidade, realizada no auditório da instituição, reunirá representantes do Judiciário, da advocacia, da gestão pública, dos direitos humanos e do meio acadêmico. A programação contará, ainda, com a palestra magna ministrada pelo professor Marcelo Neves.
Personalidades agraciadas
Heráclito Vieira, Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE)
Christiane Leitão, presidente da OAB Ceará
Onélia Leite Santana, conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE)
Hélio das Chagas, secretário de Justiça e Cidadania do Ceará
Socorro França, secretária de Direitos Humanos do Estado e ex-procuradora geral do Estado
João Luís Nogueira Matias, juiz federal e coordenador do Mestrado em Direito da UNI7
Waldemir Catanho, diretor-geral do Detran Ceará
Sâmia Costa Farias, defensora pública geral do Estado (DPCE)
Betânia Fidalgo Arroyo, reitora da Universidade da Amazônia (Unama)
Edvaldo Moita, professor da Universidade de Brasília (UnB)
A medalha
Agerson Tabosa Pinto foi doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (1979) e mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1973). Atuou professor-titular da Universidade Federal do Ceará, chegando à direção da instituição, e da Faculdade 7 de Setembro, onde lecionou até sua morte, em 2011.
Mais notícias
BC Protege+




























