Segunda mulher na história

Verônica Sterman toma posse este mês no Superior Tribunal Militar

Por Julia Fernandes Fraga - Em 16/09/2025 às 12:43 AM

Veronicasterman

A advogada Verônica Abdalla Sterman é a nova ministra do STM. Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

O Superior Tribunal Militar (STM) irá realizar, em 30 de setembro, a cerimônia de posse da nova ministra Verônica Abdalla Sterman. O evento ocorrerá no Plenário da Corte e terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do STM no YouTube. Nessa segunda-feira (15), em sessão restrita ao Plenário, foi formalizada sua entrada no Tribunal.

Verônica é a segunda mulher na história do STM, fundado em 1808, a integrar a Corte. A primeira foi Maria Elizabeth Rocha, empossada em 2007 e eleita presidente do Tribunal para o biênio iniciado em março de 2025.

Indicação aceita

Verônica Sterman foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, para a vaga destinada à advocacia, aberta com a aposentadoria do ministro José Coêlho Ferreira, em abril deste ano. Após sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), seu nome foi aprovado pelo Senado Federal por 51 votos a 16.

Na ocasião, a advogada ressaltou o papel da diversidade no Judiciário. 

“Mais mulheres na magistratura significam um Judiciário mais plural, capaz de compreender as múltiplas realidades que atravessam nossa nação. A presença de mais uma mulher neste tribunal histórico carrega este compromisso: a diversidade de olhares enriquece a Justiça e fortalece a legitimidade perante os jurisdicionados”, defendeu ela.

Formação

Formada em Direito pela PUC-SP, Verônica Abdalla Sterman tem especialização em Direito Penal Econômico pela FGV e pós-graduação na mesma área pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), em parceria com a Universidade de Coimbra. Possui ainda mestrado em Direito Processual Penal pela USP e atuou como assessora e relatora no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder