Pente fino

Visto de Estudante para os EUA Agora depende da análise de suas redes sociais

Por Aflaudisio Dantas - Em 19/06/2025 às 12:22 AM

Former U.s. President Donald Trump Speaks As He Participates In An Interview With Billionaire Entrepreneur Elon Musk On The Social Media Platform X, At Mar A Lago In Palm Beach

Former U.s. President Donald Trump Speaks As He Participates In An Interview With Billionaire Entrepreneur Elon Musk On The Social Media Platform X, At Mar A Lago In Palm Beach

O presidente dos Estados Unidos, DonaldTrump, anunciou nesta quarta-feira (18) uma nova medida de triagem para estudantes internacionais que desejam estudar em universidades americanas. A partir de agora, candidatos ao visto de estudante precisarão obrigatoriamente fornecer acesso público às suas contas em redes sociais como parte do processo de análise.

Segundo o Departamento de Estado, os oficiais consulares estarão autorizados a examinar o conteúdo das redes dos solicitantes, incluindo postagens e mensagens, em busca de manifestações consideradas hostis aos EUA, suas instituições, cultura ou valores fundamentais. A recusa em desbloquear os perfis poderá ser interpretada como tentativa de ocultação de atividades online e, consequentemente, levar à rejeição do pedido de visto.

Exigência Vale Para Novos Candidatos

O comunicado oficial reforça que a medida valerá especialmente para os novos candidatos ao visto de estudante. A exigência surge após a suspensão temporária, no mês passado, das entrevistas para concessão de vistos, determinada pelo governo Trump. Segundo autoridades americanas, a pausa foi necessária para implementar protocolos de triagem mais rigorosos nas redes sociais.

Incertezas Entre Estudantes Estrangeiros

A reabertura dos agendamentos para entrevistas chega em meio à expectativa de estudantes ao redor do mundo, que aguardam a liberação do visto para organizar viagens, passagens e moradia para o próximo período letivo.

Desde a volta de Donald Trump à presidência, em janeiro, estudantes estrangeiros têm enfrentado um ambiente mais restritivo nos EUA. Milhares tiveram seus vistos revogados por motivos diversos, incluindo infrações menores como violações de trânsito, embora parte dessas decisões tenha sido revertida posteriormente.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder