Candidato ao Executivo
Waldemir Catanho afirma independência política e reforça candidatura do PT em Caucaia
Por Redação IN Poder - Em 19/09/2024 às 11:25 AM
O candidato à Prefeitura de Caucaia, Waldemir Catanho (PT), destacou nesta quarta-feira, 18, sua trajetória política como “distinta” em relação à do atual prefeito Vitor Valim (PSB), durante entrevista no podcast Jogo Político. Mesmo reforçando sua candidatura como uma representação do Partido dos Trabalhadores, Catanho não afastou a figura de Valim, que faz parte da base do governo estadual.
“A minha trajetória política é absolutamente distinta da do Vitor. Então, forçar a barra dizendo que ‘vai ser a mesma coisa do Vitor’ ou que ‘os mesmos problemas vão continuar’ é injusto com a realidade”, afirmou o candidato. Catanho também traçou um histórico da atuação de Valim, lembrando que o atual prefeito foi eleito inicialmente como opositor ao PT, antes de alinhar-se ao governo estadual. Segundo o candidato, essa mudança trouxe benefícios para Caucaia, mas também custou o apoio de parte do eleitorado de Valim, que era mais conservador.
Durante a sabatina, Catanho reafirmou que sua candidatura é do PT e que conta com o apoio de Vitor Valim. “O correto é dizer que o Catanho é candidato do PT, candidato do governo e tem o apoio do Vitor, porque ele faz parte da base do governo”, explicou.
Confiança no segundo turno e resposta a críticas
Catanho demonstrou confiança em sua ida para o segundo turno das eleições, mas afirmou que é cedo para especular quem será seu opositor. “Nós acreditamos firmemente que estaremos no segundo turno e vamos buscar o apoio daqueles que não estiverem. Contra quem, vamos ver. Ainda faltam quase três semanas para a eleição”, ponderou.
O candidato também respondeu à afirmação de Emília Pessoa (PSDB), que classificou sua candidatura como um “prêmio de consolação” para o grupo político do PT. Catanho considerou o comentário ofensivo ao povo de Caucaia. “Caucaia não é prêmio de consolação para ninguém. É um grande prazer encarar o desafio de administrar uma cidade como Caucaia”, defendeu.
Propostas de campanha
Entre as propostas destacadas por Catanho, está a continuidade e ampliação do programa *Bora de Graça*, que oferece transporte gratuito no município. O candidato mencionou que pretende buscar subsídios do Governo do Estado para expandir o projeto. “Iremos solicitar ao governador algum tipo de subsídio mensal para ampliar o Bora de Graça”, afirmou.
Catanho também anunciou a construção do Hospital da Mulher, que contará com recursos já garantidos através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Nós conseguimos a liberação de R$ 90 milhões, dos quais R$ 50 milhões serão destinados à construção de uma nova maternidade em Caucaia, no Pabussu, que será transformada no Hospital da Mulher”, concluiu.