SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Aracati terá Central de Resíduos fruto de um investimento de R$ 1,40 milhão

Por Marcelo - Em 18/04/2023 às 5:28 PM

Aracati ganhará uma Central Municipal de Resíduos (CMR), que será um local moderno e equipado para tratar e destinar de forma adequada os resíduos gerados em todo o município. Isso significa mais saúde e qualidade de vida para os aracatienses, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e gerar renda por meio da reciclagem.

Central Municipal de Resíduos terá áreas de descarte específicas

A sede da CMR será construída próxima ao Detran, na BR-304, e terá um investimento de R$ 1,40 milhão em sua primeira etapa. O equipamento será financiado através do Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – Comares – UCV, proveniente do programa Índice de Qualidade Municipal (IQM), da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará.

O recurso financeiro é garantido graças às metas anuais, que a Prefeitura do Aracati vem cumprindo, tanto que desde o início da participação, o município vem recebendo nota máxima pelas etapas cumpridas. Isso garante os recursos do ICMS ecológico, que é enviado para o consórcio gerir e adquirir os equipamentos dos entes municipais que participam.

A CMR também terá o apoio de Ecopontos espalhados pelo município, que estimularão o descarte correto de resíduos sólidos pelos munícipes, além da implantação do sistema de coleta seletiva porta-a-porta. Com essa nova aquisição, Aracati dá um importante passo para a construção de uma cidade mais sustentável e comprometida com o futuro.

O novo equipamento da Prefeitura do Aracati terá um escritório de apoio administrativo; Galpão de Triagem de Resíduos Secos (onde ocorrerá a separação e enfardamento dos resíduos secos como plásticos, papelão, papel, garrafas pet); Galpão de Compostagem (onde os resíduos orgânicos serão tratados e transformados em adubo orgânico para agricultura), Pátio de Resíduos Verdes (onde ocorrerá a segregação e trituração dos resíduos de podas urbanas utilizando um Picador Florestal), além do Pátio de Resíduos de Construção Civil.

Mais notícias

Ver tudo de IN News