Capitania dos Portos forma 60 novos pescadores profissionais que atuarão nos municípios de Aquiraz e Paraipaba

Por Marcelo - Em 29 de janeiro de 2021

A Capitania dos Portos do Ceará encerrou nesta segunda quinzena de janeiro quatro turmas do Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional Nível 1, nos municípios de Aquiraz e Paraipaba (Lagoinha), que contaram com a participação de 15 pessoas em cada uma delas. Agora, todas estão devidamente qualificadas para exercer a profissão de pescador, muito tradicional no litoral cearense.

Capitania dos Portos tem qualificado novos pescadores no Ceará                   Foto: Divulgação

Durante o curso, os pescadores obtiveram conhecimentos sobre segurança da navegação, manobra de embarcações, operação de máquinas e motores, combate a incêndio, prática de primeiros socorros, procedimentos de sobrevivência no mar, além de manuseio e conservação de pescado.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, foram implementadas medidas de prevenção durante as aulas, como a divisão do número de pescadores em quatro turmas de 15 alunos. Foi exigido o uso de máscaras, a verificação da temperatura corporal, o distanciamento social entre os alunos e a desinfecção diária do local.

Nas cerimônias de encerramento, os 60 novos pescadores profissionais receberam certificados de conclusão de curso e Cadernetas de Inscrição e Registro. O comandante da Capitania dos Portos do Ceará, capitão de Mar e Guerra, Ricardo Barillo Cruz, tem apoiado essas qualificações que vêm sendo realizadas no Estado.

Mais notícias

Ver tudo de IN News