PERITA DA OIT

Carla Romar fala de ‘Direito do trabalho’ durante Aula Magna em Fortaleza

Por Marcelo - Em 22/03/2023 às 1:08 PM

A professora de Mestrado e Doutorado da PUC-SP Carla Teresa Martins Romar, perita em relações trabalhistas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), será a palestrante da Aula Magna do primeiro semestre do Curso de Direito da FB Uni. O evento acontece nesta quinta-feira (23), a partir das 19 horas, no Teatro Nadir Saboya, sediado no Centro Universitário Farias Brito.

Carla Romar abordará temas relevantes para as relações trabalhistas

A palestra da docente da PUC-SP será aberta a toda comunidade, principalmente a acadêmica e a jurídica. Mas também à sociedade cearense que se interesse sobre o tema, como empresários, trabalhadores, profissionais do Direito, servidores públicos, representantes sindicais, integrantes do Ministério Público do Trabalho. “Vou falar sobre os desafios da CLT neste Século XXI, diante de tantas modificações no mundo do trabalho, circunstâncias problemáticas para a manutenção de um sistema de proteção ao emprego”, afirma.

Autora renomada da Editora Saraiva, na oportunidade será realizada uma sessão de autógrafos da nona edição do livro da professora Carla Romar: ‘Direito do trabalho’, que tem sido um grande sucesso entre estudantes de Direito, advogados, magistrados, devido à abordagem didática e esclarecedora que suas páginas contém. “Estamos vivendo a quarta revolução industrial, automação, inteligência artificial; a substituição em muitos postos, do trabalhador pelas máquinas; a tecnologia permite o trabalho de qualquer lugar do mundo, sem uma fixação. A CLT foi pensada para um modelo de indústria e eonomia restrita em termos de funcionamento, mas as modificações do Século XXI nunca foram vistas antes e são alguns dos pontos relevantes, para levar a uma reflexão sobre o que pretendemos da CLT e da proteção aos trabalhadores”, salienta Carla Romar.

Data histórica

Eduardo Pragmácio destaca as oito décadas de existência da CLT no País

“Este ano estamos completando 80 anos da legislação específica que rege as relações trabalhistas. Será realizado um amplo debate sobre o que deve ser feito a partir de agora, se uma reforma parcial da CLT ou partirmos para um novo Código do Trabalho, com uma nova abordagem. E o momento é propício, pois volta ao Governo Federal um sindicalista, que pode ter toda a vontade para empreender essas reformas, gerando inúmeras mudanças nas relações entre trabalhadores e empregadores”, destaca o advogado Eduardo Pragmácio, professor da FB Uni.

Ele, que também é integrante da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, ressaltou que outros temas deverão ser abordados durante o evento. “Poderemos pensar como devem ser as relações entre os trabalhadores de aplicativos e as empresas; como conciliar família e trabalho; formação profissional ao longo da vida; uma verdadeira reforma sindical, dentre muitos outros aspectos”, conclui Pragmácio. (Matéria atualizada às 20h20 para inserção de informações)

Mais notícias

Ver tudo de IN News