DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Ceará avança na criação de uma política estadual de Hidrogênio Verde e derivados

Por Marcelo - Em 18/04/2023 às 2:00 PM

A Câmara Setorial de Energias Renováveis da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), presidida pelo empresário Jonas Becker, aprovou a sugestão de projeto de lei que cria a Política Estadual do Hidrogênio Verde (H²V) e de seus derivados. A proposta, solicitada pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Salmito Filho, deve ser submetida ainda esta semana ao Governo do Estado, que dará o encaminhamento necessário.

Jurandir Picanço diz que a indústria verde é uma necessidade

De acordo com o consultor de energia da FIEC, Jurandir Picanço, um dos convidados do Intersolar Summit Brasil Nordeste, que tem início nesta terça-feira (18), no Centro de Eventos do Ceará (CEC), a indústria verde não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para um mundo mais sustentável.

O consultor afirma que a criação de uma política estadual do Hidrogênio Verde e de seus derivados promoveria inúmeros benefícios não só para a economia local, mas de todo o País. Isso porque a produção de H²V pode criar empregos, oportunidades de negócios, além da descarbonização de setores como a indústria, o transporte e a geração de energia.

“O Hidrogênio Verde surge como uma alternativa promissora para a descarbonização da economia. A sugestão de um projeto de lei estadual é mais um passo para a criação de uma legislação federal que desenvolva e regule a produção, comercialização e a utilização de energia limpa no Brasil, promovendo a redução das emissões de gases de efeito estufa e contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas em todo o mundo”, diz Jurandir Picanço.

Intersolar Summit

O consultor de energia da FIEC é um dos convidados do maior evento de energia solar do Nordeste, o Intersolar Summit, que será realizado hoje e manhã, no CEC, e reunirá os principais especialistas do setor. Picanço participará do painel ‘Políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de H²V’, amanhã, às 17h15, juntamente com a diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Hidrogênio Verde (ABH2), Mônica Panik.

O evento receberá 25 palestrantes para discutir as oportunidades para energia solar, não só políticas, desafios jurídicos e marcos regulatórios, como também financiamento e soluções de integração com a rede. A modernização do setor elétrico, o desenvolvimento e produção do H²V, além do armazenamento e as perspectivas da geração solar centralizada – mercado livre e mercado regulado são alguns dos temas a serem abordados.

Mais notícias

Ver tudo de IN News