BIOSFERA DA CAATINGA

Edgar Gadelha será homenageado com o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa

Por Marcelo - Em 26/05/2023 às 3:30 PM

O empresário, ambientalista e diretor Financeiro da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Edgar Gadelha, é o ganhador da 18ª edição do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa. A entrega da comenda, de acordo com o Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga (CRBC) e a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) será realizada no próximo dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, às 14 hora, no Palácio da Abolição.

Edgar Gadelha tem forte atuação em prol da Caatinga

O homenageado é o atual presidente do Conselho Deliberativo da Associação Caatinga, Organização da Sociedade Civil que atua na proteção e desenvolvimento sustentável do bioma Caatinga. Edgar é, também, presidente do Sindicato das Indústrias de Refinadoras de Carnaúba do Ceará (Sindcarnaúba) e da Câmara Temática da Carnaúba (setorial da Adece), além de representante da FIEC no Conselho de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com a titular da Sema, Vilma Freire, a escolha do nome do empresário é um justo reconhecimento ao trabalho que Edgar Gadelha tem realizado em prol da caatinga nordestina. “Ele tem uma relevante trajetória na conservação do bioma e sempre esteve à frente de diversos e relevantes projetos para a sustentabilidade no Semiárido cearense”, afirma.

A premiação

O Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, instituído pelo Decreto n° 27.781, de 26 de abril de 2005, destina-se a reconhecer pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que no desempenho de suas ações, tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento sustentável da Caatinga. Consta de uma medalha cunhada em bronze, tendo ao centro de uma das faces a esfinge de seu patrono e as inscrições “Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa”, “Reserva da Biosfera da Caatinga – Comitê Estadual”. No seu verso, figura a carnaúba, árvore símbolo do Ceará.

Mais notícias

Ver tudo de IN News