Green Tower

Empresas e profissionais liberais migram suas sedes para edifícios mais modernos e sustentáveis

Por carol - Em 31/01/2022 às 9:27 PM

Uma tendência que tem se consolidado no mercado imobiliário nacional é o da migração das sedes de empresas e de escritórios de profissionais liberais para prédios mais modernos e, preferencialmente com certificações sustentáveis, como forma de oferecer mais conforto para clientes e para os próprios funcionários.

A0b934e3 D91c 4bb7 B7a6 F8d367964a69

.

Um exemplo de edifício comercial que sentiu a movimentação de mercado recentemente, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, foi o LC Corporate Green Tower, primeiro edifício comercial das regiões Norte e Nordeste a obter o selo de sustentabilidade LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design), e que registrou um aumento de ocupação de 80% nos últimos dois anos.

“Temos recebido grandes empresas que mudaram suas sedes administrativas e ocupam andares completos, como a multinacional de energia Qair Brasil, e empresas cearenses de referência, como o Grupo Aço Cearense e a CDT Incorporações. Em paralelo, aumentou de maneira surpreendente a procura por profissionais da área de saúde, como médicos e dentistas, que querem ampliar e melhorar seus consultórios, bem como advogados, arquitetos, escritórios de consultoria e de investimentos, agências de publicidade e marketing, entre outros setores”, explica Luciano Cavalcante Filho, empresário e diretor da Luciano Cavalcante Imóveis, que construiu e gerencia o LC Corporate Green Tower.

O grupo internacional Qair, que tem sua sede no Brasil localizada em Fortaleza (CE), adquiriu os 21º e 22º andares do LC Tower Corporate no início de 2020 para alocar seus cerca de 70 funcionários. O grupo é um produtor independente de energia (IPP) e opera ativos de geração de energia a partir de fontes renováveis, como atividades eólicas onshore e offshore, hidrelétrica, eco-combustão e hidrogênio verde.

“A localização privilegiada e bem localizada do prédio, próximo à Aldeota, foi um fator relevante, mas o principal aspecto que fez instalarmos nossa sede no LC Tower foi a pegada ambiental, que segue nossa política de responsabilidade socioambiental. O fato do prédio ser certificado com o selo LEED, além das soluções inteligentes e racionais para economia de energia e água foram decisivos para adquirirmos os dois andares para a sede da Qair”, avalia Gustavo Silva, diretor de Operações da Qair.

Economia como fator de escolha
Entre as razões desta guinada a favor dos edifícios sustentáveis está a economia que os inquilinos obtêm nas taxas de condomínio menores do que as cobradas em edifícios comerciais tradicionais semelhantes.

Além das questões de modernidade de projeto, os edifícios sustentáveis utilizam energias renováveis, como a solar; têm estações de tratamento de esgoto ou água com tecnologias mais atualizadas para reuso; aproveitam o máximo de luz e ventilação natural; além de obter eficiência de aparelhos eletroeletrônicos em funcionamento e do sistema de iluminação, com a utilização de lâmpadas frias, entre outras características.

Essas características fizeram a direção de um dos maiores grupos no segmento do aço do país tomar a decisão de mudar de endereço.

“Quando decidimos procurar uma nova sede para a holding do Grupo Aço Cearense, pensamos em um espaço que estivesse alinhado com os nossos propósitos e valores, e que trouxesse conforto para nossos colaboradores, com economia de tempo para vir para a empresa e o investimento por ter como ativo um imóvel de alta qualidade e valor de mercado. Sustentabilidade é um dos princípios da nossa empresa, por isso o LC Tower foi, desde o primeiro momento, uma ótima opção. Ambiente maravilhoso de trabalho, prédio moderno, super bem gerido, segurança, limpeza, conforto e beleza. Um clima tão bom de trabalho que decidimos trazer mais pessoas do time”, conta Aline Ferreira,
vice-presidente Comercial e Financeira do grupo, que agora está sediado no 20° andar do LC Tower.

Mais notícias

Ver tudo de IN News