RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Karina Frota debate comércio exterior com dirigentes da Câmara Ítalo-Brasileira

Por Marcelo - Em 07/03/2023 às 3:21 PM

A gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Karina Frota, participou de uma reunião de negócios na Casa da Indústria, com os representantes do escritório da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria no Ceará, Vittorio Ghia e Cláudio Vullo. Na pauta, estreitar as relações comerciais entre empresas cearenses e italianas. A Câmara oferece atendimento personalizado às empresas para a sua internacionalização no Brasil, fornecendo consultorias em diversos âmbitos.

Vittorio Ghia, Karina Frota e Cláudio Vullo, na Casa da Indústria                       Foto: Divulgação

Ela foi recentemente convidada pelo presidente da FIEC Ricardo Cavalcante, e aceitou a missão, de assumir a presidência do Conselho de Relações Internacionais (Corin) da entidade. “Como presidente do Corin, pretendemos fotalecer estas relações internacionais do Ceará com outras nações. Dentro dessa situação, sabemos do potencial que temos para tracionar essas relações, tanto do Ceará para a Itália, como de lá para cá”, disse.

Durante a reunião também foram debatidos aspectos políticos, econômicos e culturais. Tanto que já está verificando o calendário de eventos internacionais que acontecem na Itália, para localizar a demanda de segmentos industriais cearenses para estes setores específicos. Como exemplo, citou que a maior feira de móveis do mundo acontece em Milão, e diversos empresários cearenses já participaram desse evento.

Ela ressaltou que pretende fortalecer todos os segmentos industriais cearenses que podem ter algum tipo de relação com aquele país da Europa, como calçados, cosméticos e rochas ornamentais. Lembrando que a Itália é um caso relevante de internacionalização de MPEs com o apoio da Câmara Ítalo-Brasileira, envolvendo o setor produtivo, incentivo às relações internacionais, realização de missões, encontros bilaterais e eventos de uma forma geral.

“Temos no Ceará um fórum do Conselho das Câmaras de Comércio Bilateral, do qual participam as câmaras dos Estados Unidos, Portugal, Argentina, Itália, dentre outros países. Entendemos que o comércio exterior é uma via de mão dupla, que pode trazer benefícios para todos os envolvidos“, completa Karina Frota.

Mais notícias

Ver tudo de IN News